segunda-feira, 16 de julho de 2007

CONCEITO DE BELEZA


Beleza é uma percepção individual caracterizada normalmente pelo que é agradável aos sentidos. Esta percepção depende do contexto e do universo cognitivo do indivíduo que a observa. Através da história da humanidade a relação com a beleza têm sido freqüentemente religiosas ou místicas e transcendente, logo a beleza foi considerada muitas vezes como "aquilo que se aproxima da Divindade". Também podemos considerar que beleza é, uma unidade dentro da variedade, unidade essa que deve ser harmônica da paz. A utilização original para a palavra era para denominar exatidão, precisão, enventualmente a palavra adquiriu o significado de simetria. Beleza é aquilo que vemos e que podemos interpretar de modos diferentes.

É difícil resumir em palavras o que é o "belo". Mas pode-se afirmar que a beleza é um conjunto de elementos que resultam naquilo que se considera belo. Uma das expressões utilizadas antigamente para definir a beleza feminina: "eram mulheres agradáveis aos olhos" ou "são mulheres formosas a vista".

A idéia de Beleza Humana é transmitida através da mídia, usando como exemplo os modelos e a maioria dos artistas famosos (ser magro, não ter espinhas, olhos claros, pele bronzeada, etc). Muitas pessoas, principalmente as adolescentes e mulheres jovens, tentam ter o corpo considerado perfeito, e acabam tendo várias doenças. Um exemplo clássico é a anorexia, mas também existem outras doenças, como a bulimia.

O que dirá, então, se além da questão espacial, estiver em questão o quesito temporal, de certo que o conceito sofrerá mudanças drásticas. Beleza é algo relativamente ligado ao tempo e ao espaço, isto é, variando de pessoa para pessoa e principalmente, de lugar para lugar. Brad Pitt é um símbolo de beleza em nosso tempo (época), mas só é uma unanimidade em nosso espaço (localidade), isto é, no mundo Ocidental ou 'ocidentalizado' como é o caso do Japão.

Para Leonardo Da Vinci, o modelo de beleza foi traduzido pelo quadro Mona Lisa. Para ele, e para o pensamento da época, a mulher bela tinha que preencher, literalmente, o seu 'campo de visão', ou seja, as mulheres tinham que ser 'rechonchudinhas' e trajando muitas roupas! Hoje em dia, o belo é uma mulher 'magrela' com praticamente roupa nenhuma.

Portanto, é possível observar que o conceito do belo depende da época, do ambiente, da cultura e principalmente dos parâmetros pessoais de cada um. Infelizmente, para a maioria das pessoas, os parâmetros de classificação não passam da observação externa, apenas do corpo, do que é agradável aos olhos.

Mas o belo somente é tangível quando levado em conta os valores pessoais de cada endivido. Um bom caráter tem o poder de transformar o que é feio em belo. Ainda mais se somado a beleza física. Mas um péssimo caráter tem o poder inverso, o poder de tornar o que é belo em feio. Portanto, antes de classificarmos, devemos avaliar conjunto completo, o caráter e o físico. Sem esquecer de dar maior importância ao que realmente importa, afinal, a aparência física é passageira para todos mas o caráter é permante.
Finalmente, surge a pergunta: Para você, o que é ser belo ou bela?

Nenhum comentário: