sexta-feira, 8 de agosto de 2008

PARÁBOLA DO SEMEADOR

PELA PARÁBOLA DO SEMEADOR, ILUSTRA CRISTO AS COISAS DO REINO DOS CÉUS E A OBRA DO GRANDE LAVRADOR PARA O SEU POVO.
Como um semeador no campo, assim veio JESUS também para espalhar a semente celestial da verdade. E Seu ensino por parábolas era a semente, com a qual as mais preciosas verdades de Sua graça foram disseminadas. Por sua simplicidade, a parábola do semeador não tem sido apreciada como devia. Da semente natural que é lançada na terra, Cristo deseja dirigir-nos o espírito para a semente do evangelho, cuja semeadura resulta em reconduzir o homem à lealdade para com Deus. Ele, que deu a parábola da pequena semente, é o Soberano do Céu, e as mesmas leis que regem o semear da semente terrena, regem o semear das sementes da verdade.
Mat. 13:3-8
Eis que o semeador saiu a semear. E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do CAMINHO, e vieram as aves e comeram-na; e outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda. Mas, vindo o Sol, queimou-se e secou-se, porque não tinha raiz. E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. E outra caiu em boa terra e deu fruto: um, a cem, outro, a sessenta, e outro, a trinta
"O QUE SEMEIA A BOA SEMENTE É O FILHO DO HOMEM." MAT. 13:37
“O SEMEADOR SEMEIA A PALAVRA." Cristo veio para semear o mundo com a verdade. Durante todo o tempo, desde a queda do homem, tem Satanás lançado a semente do erro. Por uma mentira ganhou o domínio sobre os homens, e da mesma maneira trabalha ainda para subverter o reino de Deus na Terra e submeter os homens a seu poderio.

Prov. 30:5 e 6.
"TODA PALAVRA DE DEUS É PURA”
Nada acrescentes às Suas palavras, para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso.

Aquilo de que a parábola do semeador principalmente trata é o efeito produzido sobre o crescimento da semente pelo solo em que é lançada. Por essa parábola diz Jesus virtualmente a Seus ouvintes: Não é seguro vos colocardes como críticos de Minha obra, ou condescenderdes com desapontamentos por não corresponder a vossas opiniões.
Ouvindo alguém a Palavra do Reino e não a entendendo, vem o maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do CAMINHO

Mat. 13:
Vr 19. = A beira do caminho
Vr 20 e 21 = Nas pedras
Vr 22 = Entre espinhos
Vr 23 = Na boa terra

PROVÉRBIOS 30 : 6 = “ Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso ”
Salmos, 126 : 6 = “Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.”
LUCAS, 6 : 38 = Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo “.

O SEMEADOR DA SEMENTE, PORÉM, REPRESENTA AQUELES QUE
TRABALHAM EM LUGAR DE CRISTO. Da semente se diz que brotou e cresceu, "não sabendo ele como",
A obra do semeador é uma obra de fé. Poderá ele não compreender o mistério da germinação e do crescimento da semente. Todavia, tem confiança nos instrumentos pelos quais Deus faz a vegetação florescer. Lançando a semente à terra, desperdiça aparentemente o precioso cereal, que podia fornecer pão para sua família. Mas somente renuncia a um bem presente, em troca duma devolução maior. Espalha a semente, esperando recolhê-la multiplicada numa colheita abundante. Assim devem agir os servos de Cristo, aguardando a colheita da semente lançada à terra.
Luc. 6:38.
O semeador multiplica a semente lançando-a fora. Assim é com aqueles que são fiéis no distribuir as dádivas de Deus.
Repartindo, aumentam suas bênçãos. Deus lhes prometeu suficiência para que possam continuar a dar. "Dai, e ser-vos -á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos darão; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo."

FONTES DE PESQUISAS
parábolas de jesus. 38
Parábolos de Jesus 43
Parábolas de Jesus 44
Parábolas de Jesus 63
Parábolas de Jesus, 65
Parábolas de Jesus 86

Nenhum comentário: