.
Michelson Borges
Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 355 , 356 , 362 ,
Mensagens Escolhidas, vol. 3, pág. 18
O ser humano deveria ser cuidadoso sobre o que beber: Bebidas fortes ou alcoólicas deveriam ser evitadas. Dentre os vários conselhos, encontramos estes dois, Provérbios 20:1 "O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio." Romanos 13:13 "Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes..." A água é uma das grandes bênçãos que Deus nos deixou. Na saúde ou na doença ela é sempre benéfica.
O ser humano deveria ser cuidadoso com a higiene: No mundo bíblico a higiene era um importante fator de saúde. Deus solicitou, devido às condições da época, que pessoas com doenças infecciosas deveriam ficar de quarentena, bem como aqueles que estiveram em contato com elas. Números 5:2 "Ordena aos filhos de Israel que lancem para fora do arraial todo leproso, todo o que padece fluxo e todo imundo por ter tocado em algum morto. Por não existirem refrigeradores a carne não deveria ser guardada por mais de três dias. Após este período deveria ser queimada, junto com os artigos contaminados também Levíticos 7:17 e 19 “Tudo isto de acordo com modernos padrões de higiene.”
O ser humano deveria evitar a imoralidade: o sétimo mandamento da lei de Deus fala: "Não cometerás adultério." Deus deu este mandamento porque sabia que a infidelidade conjugal poderia trazer sérios problemas de culpa e conseqüentemente de saúde física. Há uma relação entre atitude mental e a saúde física. Aliás grande parte das doenças estão na mente das pessoas
O ser humano deveria equilibrar trabalho com repouso: tanto o trabalho quanto o repouso são essenciais para uma boa saúde. O difícil é equilibrá-los em nossa vida. Deus fez algo certo, em Êxodo 20:9 e 10 Ele diz que o ser humano deveria trabalhar durante seis dias e no sétimo descansar. “Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.
Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro“ Depois de uma semana de trabalhos o Sábado é como um oásis no deserto. Neste oásis, providenciado por Deus, o ser humano pode descansar das suas lutas, aflições e da correria da vida diária. O Sábado é também um momento de encontro com Deus e com a família, ele nos lembra que existe um criador que nos ama e quer o melhor para nós.
A saúde que Deus quer nos dar envolve não apenas o físico e material, mas acima de tudo o espiritual. Ele quer dar a você saúde física
III João v.2 “ Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.”