segunda-feira, 1 de junho de 2009

OS DEUSES DAS NAÇÕRS

Não terás outros deuses diante de mim....Êxodo 20:3

A Bíblia registra as palavras do próprio Deus: “Antes de mim não foi formado nenhum Deus e depois de mim continuou a não haver nenhum. Eu é que sou Deus, e além de mim não há salvador.” Isaías 43:10,11. Num primeiro instante, estas frases podem parecer como broncas de um Deus exclusivista, egoísta, "mandão", devoto de si mesmo. Mas depois de exegeticamente estudados, outra realidade nos é mostrada: Ele nos deixou estas instruções pelo simples fato de "preocupar-se profundamente comigo e com você"!Antigamente várias foram as deidades criadas pelo homem no intuito de satisfazerem seus próprios interesses, deuses imaginários representados por ídolos feitos de materiais como metal, pedra e madeira, associados geralmente a elementos da natureza, como o trovão, os mares e o vento. Hoje, não é muito diferente, as pessoas continuam adorando a muitos deuses falsos, alguns ainda de metal, pedra e madeira, ajoelhando-se e prestando adoração a estes que são incapazes de “ver, ouvir, comer, nem cheirar” - Deut 4:28. Interessante, que sobre isto está escrito: “Os ídolos das nações são prata e ouro, trabalho das mãos do homem terreno. Têm boca, mas não podem falar; têm olhos, mas não podem ver; têm orelhas, mas não podem dar ouvidos a nada. Tampouco há espírito na sua boca. Iguais a eles se tornarão os que os fazem, todo aquele que neles confiar” Salmo 135-15-18. Hoje, naturalmente a cultura é outra.

Além destes que tomam tempo precioso de muitos, outros deuses são mais populares: entre tantos, o deus riqueza, o deus sexo e o deus poder ocupam o lugar central da vida de milhões, talvez bilhões. Do culto invisível à riqueza se originou o trabalho excessivo, stress, falta de tempo à família, doenças... entre outras coisas. Do deus sexo, se originou a pandemia de várias doenças como a aids, o problema da pedofilia e do aborto... entre outros.
Do deus poder então, vale tudo: extorsão, mentira, corrupção, traição e ações mais graves, como os que hoje matam pai e mãe e os que ainda eliminam nações inteiras, mesmo que hajam homens, mulheres e crianças inocentes, tudo em buscar de poder!

Além disso, tudo aquilo que vem em primeiro lugar em nossas vidas, são como deuses. Seu trabalho é mais importante que qualquer outra coisa? Então ele é um deus para você. Seus estudos estão em primeiro lugar? Então seus estudos são como deus para você. A sua namorada(o) está em primeiro lugar para você? Pois é, ele(a) está ocupando o lugar daquele que deveria estar no primeiro lugar da sua vida. Talvez você pense: "Como posso colocá-Lo em primeiro lugar na minha vida se nem O conheço"? Este é justamente o ponto - "Só não colocamos Deus em primeiro lugar em nossas vidas, justamente QUANDO NÃO O CONHECEMOS"! Reflita: Ele te criou, criou seus pais, seus avós, seus bisavós... criou o alimento do seu desjejum; criou a matéria que lhe veste neste momento, o chão que você pisa, o ar que você respira... "Assim diz Deus, o SENHOR, que criou os céus, e os estendeu, e espraiou a terra, e a tudo quanto produz; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela." Isaías 42 : 5.

Nós nunca perdemos quando obedecemos a Deus, pelo contrário. Este mandamento foi dado em amor aos Seus filhos, de todas as épocas e raças. Deus está querendo dizer que toda vez que algo ocupa o lugar que por direito é dele, o único prejudicado é sempre eu e você, não Ele! Pois afinal de contas, Deus é e sempre será Deus, com ou sem nós, com ou sem nossa decisão, com ou sem nossa autorização, querendo ou não querendo, acreditando ou não acreditando... mas e nós sem Ele, somos o quê?

Jamais poderemos observar qualquer outro mandamento se antes não obedecermos o primeiro. Fica aqui o convite: "Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR teu Deus pede de ti, senão que temas o SENHOR teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma"? Deut. 10-12.

PARA MEDITAR : “Vê que hoje te pus diante de ti a vida e o bem, a morte e o mal. Se guardares o mandamento que eu hoje te ordeno de amar ao Senhor teu Deus, de andar nos seus caminhos, e de guardar os seus mandamentos, os seus estatutos e os seus preceitos, então viverás, e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que estás entrando para a possuíres.” Deut. 30:15-16.

Fonte :
Site meditando em Jesus