segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

ELISEU E AS URSAS

Então, subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns rapazes pequenos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo, sobe, calvo!
Virando-se ele para trás, viu-os e os amaldiçoou em nome do SENHOR; então, duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois deles.
II Reis, 2 : 23 e 24

Elias tinha sido trasladado para o Céu, e o seu manto tinha caído sobre Eliseu. Então rapazes ímpios, que haviam aprendido com seus pais a desprezar o homem de Deus, seguiram Eliseu, e, zombando, gritavam: "Sobe, calvo, sobe, calvo!" II Reis 2:23. Insultando assim o Seu servo, insultavam a Deus e atraíam Sua punição de imediato.

Eliseu era um homem de espírito brando e bondoso; mas que podia também ser severo é mostrado pela maldição que lançou quando, a caminho de Betel, foi escarnecido por rapazes ímpios que haviam saído da cidade. Esses rapazes tinham ouvido da ascensão de Elias, e fizeram deste solene acontecimento o assunto de suas zombarias, dizendo a Eliseu: "Sobe, calvo; sobe, calvo." Ao som de suas zombeteiras palavras o profeta voltou-se, e sob a inspiração do Todo-poderoso pronunciou uma maldição sobre eles. O terrível juízo que se seguiu foi de Deus. "Então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles pequenos." II Reis 2:23 e 24.

Tivesse Eliseu permitido que a zombaria passasse despercebida, e teria continuado a ser ridicularizado e insultado pela turba, e sua missão para instruir e salvar em um tempo de grave perigo nacional poderia ter sido derrotada. Este único exemplo de terrível severidade foi suficiente para exigir respeito pelo resto de sua vida. Durante cinqüenta anos ele entrou e saiu pelas portas de Betel, e andou de um para outro lado em sua terra, de cidade em cidade, passando pelo meio de multidões indolentes, rudes e dissolutas de jovens; mas nenhum o injuriou ou fez caso omisso de suas qualificações como profeta do Altíssimo. Até mesmo a bondade deve ter seus limites. A reverência, que faltava aos jovens que zombaram de Eliseu, é uma graça que deve ser cuidadosamente acariciada. Cada criança deve ser ensinada a mostrar verdadeira reverência para com Deus. Jamais deve o Seu nome ser pronunciado leviana ou irrefletidamente.
Anjos, ao pronunciarem o nome de Deus, velam o rosto. Com que reverência não devemos nós, que somos caídos e pecadores, tomá-lo em nossos lábios.

Fontes de Pesquisas....
Profetas e Reis, 235, 236 e 248
Vidas Que Falam, 225

6 comentários:

Emerson S. O. disse...

Um dos melhores sites que ja vi. Parabens! Emerson

Unknown disse...

Quer dizer que porque as crianças chamaram Elizeu de careca , Deus mandou 2 ursas despedaçar 42 CRIANÇAS?

Isso é serio ou faz parte de um filme massacre da serra eletrica?

Erto13 disse...

Caramba, então bondade tem limite?
Percebo por essa parte na bíblia que tanto a do profeta quanto a de deus já tinha se esgotado.
Para mim isso se trata de selvageria e não de algo feito por um deus onipotente, onisciente e onipresente.

Unknown disse...

Onde esta bondade de deus para com a sua.criação?

Unknown disse...

Onde esta bondade de deus para com a sua.criação?

Unknown disse...

Onde esta bondade de deus para com a sua.criação?