segunda-feira, 28 de maio de 2007

OSÉIAS - UM PROTÓTIPO DO MESSIAS

























Texto: Oséias 11:4

Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor, e fui para eles como os que tiram o jugo de sobre as suas queixadas, e lhes dei mantimento.

INTRODUÇÃO:

- Oséias foi contemporâneo de Isaías (Isaías/judá e Oseías/Israel)

- O problema de Oséias (não casava)


I. O CHAMADO DE OSÉIAS


A- Pr. Oséias, solteiro, 32 anos (os pais preocupados)

B- Deus o chama e diz: "Oséias você, precisa casar!

- Eu escolhi - vá ao prostíbulo! Mas Senhor!? (1:2,3)

C- Dá a notícia ao pais - (Num jantar)

1) Os pais ficaram felizes; tentaram adivinhar - será com a filha do ancião? ou do pastor? aquela moça talentosa?

2) Oséias - não pai: "Com a moça que vende seu corpo todas as noites no prostíbulo!

3) A reação dos pais - não se contentaram, reclamaram, aconselharam, choraram.

II. O MINISTÉRIO DE OSÉIAS E A MISSÃO DO MESSIAS

A- Conheço uma história muito parecida com a de Oséias:

1) Um dia, Jesus foi comissionado a vir a terra.

2) Os anjos não queriam deixa que Ele viesse.

3) Mas Ele não teve vergonha de deixar o céu e vir ao... prostíbulo desse mundo.

B- Um dia Oséias desfilou pelos corredores da igreja com a moça vestida de branco.

1) Todos o chamavam de bobo!

2) Os homens olhavam e diziam: Ela já foi minha, eu já a comprei.

C- O que vale você neste universo, que fez Jesus descer a este mundo para desfilar pelos corredores do universo com você? Satanás dando gargalhadas e dizendo: Já foi meu, e será novamente, é fraco!

D- O primeiro amor - O primeiro amor de Oséias com sua esposa foi muito bom - a lua-de-mel sempre é muito emocionante.

1) Você lembra de sua lua-de-mel com Jesus? Gostava de cantar, pregar, trabalho missionário, chegar cedo na Igreja - 1? amor.

2) No 2? ano tiveram um filho - quantos filhos espirituais deste a Jesus?

3) Mas ela o deixou e foi atrás de outro. Ficou grávida, ele a chutou, ficou na rua, aí Deus diz: "Vai atrás dela! recebe-a de volta!

4) As moças bonitas da Igreja - que homem bobo! não aprendeu! ela vai embora pela 2? vez - que vergonha para a família, a Igreja, os amigos!

E- O caminho da salvação é um caminho de vergonha - Jesus foi quem sofreu a vergonha, cuspido - humilhado - seminu.

1) Isa. 1:3 –(O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende ).

Israel não entende, não conhece

2) Deus não suporta o pecado - não há nada mais repugnante para Ele.

3) Se há algo ofensivo a Deus é o pecado!

4) Mas Ele ama o pecador.

F- Um dia Deus vai destruir o pecado não você, você só será destruído se agarrar com unhas e dentes ao pecado.

João 8.7

E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.

CONCLUSÃO:

A- RECAPITULAÇÃO- Como vimos... Jesus muitas vezes olha para você e diz:

1) Essa maneira de ser não é a minha.

2) Essa maneira de vestir não é a minha.

3) Essa maneira de vir a Igreja não é a minha.

* Mas eu te amo mesmo assim!

B- APELO

As marcas nas mãos. Oséias 14:

Os laços de amor. Oséias 14:4. Eu sararei a sua infidelidade, eu voluntariamente os amarei; porque a minha ira se apartou deles.

Samuel 16.7

Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.

O QUE DIRÃO OS PROFETAS A RESPEITO DE JESU ?

"Pergunte a Abraão e ele vos dirá: 'É Melquisedeque, o Rei de Salém, o Rei da paz.' Heb. 7:1.

"Jacó vos dirá: 'Ele é Siló da tribo de Judá.' (Gên. 49:10.)

"Isaías vos dirá: 'Emanuel' (Isa. 7:14), 'Maravilhoso Conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.' Isa. 9:6.

"Jeremias vos dirá: 'É o Ramo de Davi', 'o Senhor, Justiça Nossa.' Jer. 23:6.

"Daniel vos dirá: 'Ele é o Messias.' (Dan. 9:25 e 26).

"Oséias vos dirá: 'Ele é o Senhor Deus dos Exércitos, o Senhor é Seu nome.' Osé. 12:15.

"João Batista vos dirá: 'Ele é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.' (João 1:29.)

"Jeová declara de Seu trono: 'Este é o meu Filho amado.' Mat. 3:17.

"E nós, Seus discípulos, declaramos: 'Este é Jesus, o Messias, o Príncipe da Vida, o Redentor.'

"Até o príncipe das trevas reconhece-O dizendo: 'Bem sei quem és: o Santo de Deus.' Mar. 1:24."

sexta-feira, 18 de maio de 2007

O ANJO REBELDE

“Deus o fez [a Lúcifer] bom e formoso, tão semelhante quanto possível a Si próprio

“Deus o havia feito [a Lúcifer] nobre, havendo-lhe outorgado ricos dotes. Concedeu-lhe elevada posição de responsabilidade. Nada lhe pediu que não fosse razoável. Deveria ele administrar o cargo que Deus lhe atribuíra, num espírito de mansidão e devoção, buscando promover a exaltação de Deus, o qual lhe dera glória, beleza e encanto. “ Embora Deus houvesse criado Lúcifer nobre e formoso, e o houvesse colocado em posição de elevada honra entre os anjos, não o deixou fora do alcance da possibilidade do mal. Satanás tinha o poder, se decidisse por este caminho, de perverter seus dons.”

“A Elevada Posição de Lúcifer, no Céu, antes de sua rebelião foi um elevado e exaltado anjo, o primeiro em honra depois do amado Filho de Deus. Seu semblante, como o dos outros anjos, era suave e exprimia felicidade, A testa era alta e larga, demonstrando grande inteligência. Sua forma era perfeita, o porte nobre e majestoso. Uma luz especial resplandecia de seu semblante e brilhava ao seu redor, mais viva do que ao redor dos outros anjos; todavia, Cristo, o amado Filho de Deus, tinha preeminência sobre todo o exército angelical. Ele era um com o Pai, antes que os anjos fossem criados.”

“Lúcifer era o querubim cobridor, o mais exaltado dentre os seres criados. Sua posição era a mais próxima do trono de Deus, e ele se achava intimamente vinculado e identificado com a administração do governo de Deus, havendo sido ricamente dotado com a glória de Sua majestade e poder.“ “O próprio Senhor deu a Satanás sua glória e sabedoria, tornando-o o querubim cobridor, bom, nobre e extraordinariamente formoso.”
“Entre os habitantes do Céu, excluindo-se o próprio Cristo, foi Satanás durante algum tempo o mais honrado de Deus, o mais elevado em poder e glória.” Lúcifer, o "filho da alva", sobrepujando em glória a todos os anjos que rodeavam o trono, ... [estava] ligado pelos mais íntimos laços ao Filho de Deus. “Lúcifer, "filho da alva", era o primeiro dos querubins cobridores, santo e puro. Permanecia na presença do grande Criador, e os incessantes raios de glória que cercavam o eterno Deus, repousavam sobre ele.”
“Lúcifer fora o mais elevado de todos os seres criados, e o primeiro em revelar ao Universo os desígnios divinos “Antes que Surgisse o mal, entre os anjos existia paz e alegria, em perfeita submissão à vontade do Céu. O amor a Deus era supremo, e imparcial o amor de uns pelos outros. Tal era a condição que existira por séculos, antes da entrada do pecado.”
“Lúcifer possuía um conhecimento de inestimável valor acerca das riquezas eternas, o que o homem não possui. Ele experimentara o puro contentamento, a paz, a exaltada felicidade e as inenarráveis alegrias das moradas celestes. Havia sentido, antes da rebelião, o prazer da plena aprovação de Deus. Obtivera completa apreciação da glória que circundava o Pai, e sabia que o Seu poder não conhecia limites.”
“Houve um tempo em que era a alegria [de Satanás] executar as ordens divinas. Seu coração estava cheio de amor e regozijo por poder servir ao Criador.”

“Satanás era um anjo formoso e exaltado, e assim teria permanecido se não houvesse rompido sua aliança com Deus.”
“Houve um tempo em que Satanás se encontrava em harmonia com Deus, quando era sua alegria executar os divinos mandamentos. Seu coração encontrava-se cheio de amor e regozijo em servir ao Criador, até que começou a imaginar que sua sabedoria não derivava de Deus, sendo antes inerente a ele próprio, e que ele era tão digno quanto Deus de receber honra e poder.”
“Embora Deus houvesse criado Lúcifer nobre e belo, e lhe houvesse atribuído grande honra entre os anjos, não o colocara, todavia, fora da possibilidade de fazer o mal. Se Satanás decidisse pelo caminho errado, poderia escolhê-lo e assim perverter seus dons. Pouco a pouco Lúcifer veio a condescender com o desejo de exaltação própria , Se bem que toda a sua glória proviesse de Deus, este poderoso anjo veio a considerá-la como pertencente a si próprio
“O pecado é algo misterioso e inexplicável. Não havia razão para a sua existência; tentar explicá-lo é procurar uma razão para ele, e isto seria justificá-lo. O pecado apareceu num Universo perfeito, algo que se revelou inescusável.”
“Deus possuía conhecimento dos eventos futuros, antes mesmo da criação do mundo. Ele não adaptou Seus propósitos para que estes se amoldassem às circunstâncias, mas permitiu que as coisas se desenvolvessem. Não agiu para que certas condições surgissem, mas sabia que elas ocorreriam”.

O plano que se colocaria em ação no caso de se rebelar alguma das elevadas inteligências celestiais - este era o segredo, o mistério oculto desde as eras passadas. Um oferecimento foi preparado pelos eternos propósitos, para realizar o próprio trabalho que Deus empreendeu em favor da humanidade caída.”
“A entrada do pecado no Céu não pode ser explicada. Fosse isto possível, arranjar-se-ia alguma razão para o pecado. Mas não houve a menor escusa para ele, e sua origem permanecerá cercada de mistério.”
“Deus não criou o mal. Ele fez apenas o bem, à Sua própria semelhança. O mal, o pecado e a morte , são o resultado da desobediência, originada em Satanás.”
“O Rei do Universo convocou os exércitos celestiais perante Ele, para, em sua presença, apresentar a verdadeira posição de Seu Filho, e mostrar a relação que Este mantinha para com todos os seres criados. ... Perante os habitantes do Céu, reunidos, o Rei declarou que ninguém, a não ser Cristo, o Unigênito de Deus, poderia penetrar inteiramente em Seus propósitos, e a Ele foi confiado executar os poderosos conselhos de Sua vontade”.
“O grande Criador reuniu os seres celestiais para poder, na presença de todos os anjos, conferir honra especial a Seu Filho. Este estava sentado no trono com o Pai, com a multidão celestial de santos anjos reunida à volta. Então o Pai fez saber que Ele próprio ordenara que Cristo, Seu Filho, fosse igual a Ele, de modo que, onde o Filho estivesse, estaria a Sua própria presença. A palavra do Filho deveria ser obedecida tão prontamente quanto a do Pai”.

O Filho fora investido de autoridade para comandar o exército celestial. Deveria Ele agir especialmente em união com o Pai no projeto de criação da Terra .

Satanás estava com inveja e ciúmes de Jesus Cristo. Não obstante, quando todos os anjos se inclinaram diante dEle para reconhecer Sua supremacia, elevada autoridade e direito de governar, Satanás também se prostrou, ainda que seu coração estivesse cheio de inveja e ódio. Cristo formava parte do conselho especial de Deus para a consideração de Seus planos, ao passo que Satanás os desconhecia. Não conhecia, nem lhe era permitido conhecer os propósitos de Deus. Por outro lado, Cristo era reconhecido como Soberano do Céu com poder e autoridade iguais aos do próprio Deus.

Satanás acreditou que ele próprio era o favorito no Céu, entre os anjos. Havia sido grandemente exaltado, mas aspirava alcançar a altura do próprio Deus. Glorificava-se em sua própria altivez. Sabia que os anjos o honravam. Tinha uma missão especial a cumprir. Estivera próximo ao grande Criador, e os incessantes raios de luz gloriosa que rodeavam o Deus eterno haviam resplandecido especialmente sobre ele. Pensou em como os anjos haviam obedecido a seu comando com prazenteira espontaneidade. Não eram as suas vestiduras brilhantes e formosas? Por que, então, deveria Cristo ser honrado acima dele?”
“Os anjos alegremente reconheceram a supremacia de Cristo, e, prostrando-se diante d’Ele, extravasaram seu amor e adoração. Lúcifer curvou-se com eles; mas em seu coração havia um conflito estranho, violento. A verdade, a justiça e a lealdade estavam a lutar contra a inveja e o ciúme. A influência dos santos anjos pareceu por algum tempo levá-lo com eles. ... De novo, porém, achou-se repleto de orgulho por sua própria glória. Voltou-lhe o desejo de supremacia, e uma vez mais condescendeu com a inveja de Cristo.”
“Satanás ambicionava as mais elevadas honras que Deus concedera a Seu Filho. Tornou-se invejoso de Cristo e começou a semear entre os anjos que o honravam como querubim cobridor, o sentimento de que não recebera a honra que sua posição demandava que pertencia a ele.”
“Lúcifer lançou as sementes da dúvida na mente de muitos dos anjos”. “Mediante sutis insinuações de que Cristo usurpara o lugar que pertencia a ele, Lúcifer lançou as sementes da dúvida na mente de muitos dos anjos.”
“Satanás , iniciou a obra de rebelião entre os anjos que estavam sob seu comando, procurando difundir entre eles o espírito de descontentamento. Agiu de modo tão ardiloso que muitos dos anjos se comprometeram com ele antes que seus propósitos fossem plenamente conhecidos.” “Sua [de Lúcifer] obra de engano foi efetuada com tão grande sigilo que os anjos em posições menos elevadas supuseram que ele era o governante do Céu. Este Dia com Deus.”

“Lúcifer obteve a simpatia de alguns de seus companheiros ao sugerir pensamentos de crítica no tocante ao governo de Deus. A semente daninha foi espalhada de modo sedutor; e depois que ela brotou e desenvolveu raízes na mente de muitos, recolheu ele as idéias por ele mesmo implantadas na mente de outros, e as apresentou diante das mais elevadas ordens de anjos como sendo os pensamentos de outras mentes contra o governo de Deus.”

Satanás queixou-se dos supostos defeitos na administração das coisas celestiais, havendo procurado encher a mente dos anjos com sua insatisfação.

“O governo de Deus incluía não apenas os habitantes do Céu, como ainda todos os mundos criados. Satanás pensou que, se fosse capaz de arrastar consigo à rebelião as inteligências celestiais, também dominaria os outros mundos.”
“Lúcifer começou a insinuar dúvidas com respeito às leis que governavam os seres celestiais, dando a entender que, conquanto pudessem as leis ser necessárias para os habitantes dos mundos, não necessitavam de tais restrições os anjos, mais elevados por natureza, pois que sua sabedoria era um guia suficiente.”
“Lúcifer tentou abolir a lei de Deus. Pretendeu que as inteligências não caídas do santo Céu não necessitavam de lei, sendo antes capazes de governarem a si mesmas e de preservarem imaculada integridade.”

O UNIVERSO OBSERVA A CENAS DO GRANDE CONFLITO E A CONSIDERAÇÃO DO CÉU PELAS QUESTÕES DA TERRA :

Poupando a vida do primeiro homicida, (Caim) Deus apresentou diante de todo o Universo uma lição que dizia respeito ao grande conflito. Foi o Seu intuito não somente abater a rebelião, mas demonstrar a todo o Universo a natureza da mesma . Os santos habitantes de outros mundos estavam a observar com o mais profundo interesse os acontecimentos que se desenrolavam na Terra. ...

“Deus tem consigo a simpatia e aprovação do Universo inteiro, enquanto passo a passo Seu grande plano avança para o completo cumprimento.”

“O ato de Cristo ao morrer pela salvação do homem, não somente tornaria o Céu acessível à humanidade, mas perante todo o Universo justificaria a Deus e Seu Filho, em Seu trato com a rebelião de Satanás”.

“Todo o Universo está observando com inexprimível interesse as cenas finais da grande controvérsia entre o bem e o mal.” “ Nosso pequenino mundo é o livro de estudo do Universo.”
FONTES DE PESQUISAS
Review and Herald, 24 de setembro de 1901.
The Spirit of Prophecy, vol. 4, pág. 317.
The Sabbath School Worker, 1º de março de 1893.
Signs of the Times, 28 de abril de 1890.
História da Redenção, pág. 13
Signs of the Times, 18 de setembro de 1893.
Signs of the Times, 23 de julho de 1902.
O Desejado de Todas as Nações, pág. 435.
Patriarcas e Profetas, pág. 35.
O Desejado de Todas as Nações, pág. 758.
The Spirit of Prophecy, vol. 4, págs. 316 e 317.
Signs of the Times, 4 de agosto de 1887
Signs of the Times, 21 de dezembro de 1891.
Signs of the Times, 18 de setembro de 1893.
.Patriarcas e Profetas, pág. 35.
Signs of the Times, 25 de março de 1897.
Review and Herald, 9 de março de 1880
Review and Herald, 4 de agosto de 1910.
Patriarcas e Profetas, pág. 36.
The Spirit of Prophecy, vol. 1, págs. 17 e 18.
Patrtriarcas e Profetas, págs. 36 e 37.
Review and Herald, 24 de fevereiro de 1874
Educational Messenger, 11 de setembro de 1908
Review and Herald, 28 de janeiro de 1909
SDA Bible Commentary, vol. 4, pág. 1.143
Review and Herald, 9 de março de 1886
Patriarcas e Profetas, págs. 78 e 7.
Patriarcas e Profetas, pág. 69
Profetas e Reis, pág. 148. Pág. 31
O Desejado de Todas as Nações, pág. 19.

segunda-feira, 14 de maio de 2007

CAMINHO DE EMAÚS




Lucas, 24 : 13 à 35
Ao entardecer do dia da ressurreição, dois dos discípulos se achavam no caminho de Emaús, pequena aldeia cerca de doze quilômetros de Jerusalém. ... Tinham ouvido as notícias da manhã com respeito à remoção do corpo de Jesus do sepulcro, bem como a narração das mulheres que viram os anjos e encontraram a Jesus. Voltavam agora para casa. ...
Não haviam andado muito quando se lhes juntou um Estranho, mas tão absorvidos se achavam em sua negra decepção que não O observaram muito. Continuaram em sua conversa, externando os pensamentos de seu coração. ... Enquanto falavam sobre os acontecimentos que se haviam desenrolado, Jesus anelava consolá-los. ... Começando com Moisés... Cristo expôs em todas as Escrituras as coisas que Lhe diziam respeito. ... Com provas tiradas da profecia, deu Cristo aos discípulos uma idéia correta do que Ele devia ser na humanidade. ...

O povo judeu recebeu Jesus, não como filho de Deus, vindo para salvar o mundo dos seus pecados, resgatar a raça humana caída, trazer de novo a comunicação do homem caído com DEUS.
Mesmo os seguidores de Cristo ainda não tinha compreendido as profecias Relacionadas com o messias “ Vr.18 e 19 E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias?
E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; “

Jesus então no caminho de EMAÚS, começou descrevendo para eles as profecias, referentes ao messias (Jesus), desde Moisés, passando por todos os profetas, principalmente ISAÍAS, 53 : 4 - 7 até chegar na cruz ,e os discípulos do caminho de Emaús, estavam entendendo. Só quando viram que aquele que lhes falava era o Cristo ressuscitado, compreenderam que ele era o mesmo de quem falou os profetas...

Os discípulos de caminho para Emaús, necessitaram ser desembaraçados de sua interpretação das Escrituras. Jesus caminhou com eles disfarçado, e como homem falou com eles. Começando por Moisés e os profetas, ensinou-lhes todas as coisas referentes a Ele próprio, que Sua vida, Sua missão, Seus sofrimentos e Sua morte estavam justo em harmonia com o que a Palavra de Deus predissera. Abriu-lhes o entendimento para que compreendessem as Escrituras. Quão pronto estendeu Ele sem rodeios as emaranhadas extremidades e mostrou a unidade e a divina verdade das Escrituras! Quantos homens em nossos tempos necessitam de que seu entendimento seja aberto!

Depois de Sua ressurreição Jesus apareceu a Seus discípulos no caminho para Emaús, e, "começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dEle se achava em todas as Escrituras". Luc. 24:27. Comoveu-se o coração dos discípulos. Avivou-se-lhes a fé. Foram "de novo gerados para uma viva esperança", mesmo antes que Jesus Se lhes revelasse. Era propósito de Cristo iluminar-lhes o entendimento, firmando-lhes a fé na "firme palavra da profecia". Desejava que no espírito deles a verdade criasse sólidas raízes, não meramente porque fosse apoiada por Seu testemunho pessoal, mas por causa da evidência inquestionável apresentada pelos símbolos e sombras da lei típica e pelas profecias do Antigo Testamento. Era necessário aos seguidores de Cristo ter fé inteligente, não só em favor de si próprios, mas para que pudessem levar o conhecimento de Cristo ao mundo. E, como primeiro passo no comunicar este conhecimento, Jesus encaminhou Seus discípulos para "Moisés e os profetas". Este foi o testemunho dado pelo Salvador ressuscitado quanto ao valor e importância das Escrituras do Antigo Testamento.Cristo em eu Santuário, pág.71

Morre o eu, e Cristo vive em seus servos. Na contemplação da verdade arde neles o coração, como o coração dos dois discípulos ao irem para Emaús, e Cristo andar com eles pelo caminho, abrindo-lhes as Escrituras concernentes a Si mesmo.
Quão poucos reconhecem que Jesus, invisível, está andando a seu lado! Quão envergonhados ficariam muitos se ouvissem Sua voz a lhes falar, e de saber que Ele ouviu toda a sua conversa insensata e comum! E quantos corações arderiam com santa alegria se tão-somente soubessem que o Salvador estava a seu lado, que a santa atmosfera de Sua presença os rodeava, e que se estavam alimentando do pão da vida! Quanto se agradaria o Salvador de ouvir Seus seguidores falarem de Suas preciosas e instrutivas lições, e de saber que eles tinham gosto pelas coisas santas! Quando a verdade habita no coração, não há lugar para a crítica dos servos de Deus, ou para achar defeitos na mensagem que Ele envia. O que está no coração fluirá dos lábios. Não pode ser reprimido. O tema da conversação será as coisas que Deus preparou para aqueles que O amam. O amor de Cristo está na alma como uma fonte de água que jorra para a vida eterna, enviando correntes vivas que levam vida e alegria para onde quer que jorrem.

Fontes de Pesquisas :
Cristo em Seu Santuário pág..71
Mensagens Escolhidas vol.1 pág.21
Verdade Sobre os Anjos, Pág. 217
Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos,pág. 88

sexta-feira, 11 de maio de 2007

A ORAÇÃO E A CHUVA SERÔDIA








Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.” Rom. 8:26. Pois o Espírito Santo, por intermédio das Escrituras, fala à mente, e imprime a verdade no coração dos homens.
O Espírito Santo origina toda oração genuína. Tenho aprendido a estar ciente de que em todas as minhas intercessões o Espírito intercede por mim e por todos os santos; mas as Suas intercessões estão de acordo com a vontade de Deus, nunca em oposição a ela. "O Espírito... nos assiste em nossa fraqueza" Rom. 8:26; e o Espírito, sendo Deus, conhece a mente de Deus; por isso, em todas as nossas orações pelos doentes, ou por outras necessidades, deve-se acatar a vontade de Deus. "Por que qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus." I Cor. 2:11.

Se somos ensinados por Deus, oraremos de acordo com Sua vontade revelada, e em submissão a Sua vontade que não conhecemos. Devemos fazer nossas súplicas de acordo com a vontade de Deus, confiando na preciosa Palavra e crendo que Cristo não somente deu a Si mesmo por Seus discípulos, mas também a eles. O relato declara: "Soprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo." João 20:22.O Espírito Intercede por Nós

É aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que Ele intercede pelos santos. Rom. 8:27.

Só temos um meio de acesso a Deus, nossas orações, só podem chegar até ele através de um nome ; o do Senhor Jesus, nosso Advogado. Seu Espírito tem de inspirar nossas petições.

O Espírito Santo no íntimo precisa fazer intercessões por nós, com gemidos inexprimíveis. Profundo senso de nossa necessidade e grande desejo por aquilo que pedimos devem caracterizar nossas orações, pois do contrário elas não serão ouvidas. Mas não devemos ficar enfadados e deixar de fazer nossos pedidos porque a resposta não é obtida imediatamente.

O reino dos Céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele. " Mat. 11:12.” O esforço, de que aqui se fala é um santo fervor, como o que foi manifestado por Jacó. Não precisamos tentar agitar-nos, na procura de uma sensação intensa; mas devemos, com calma e persistentemente, elevar nossas petições ao trono da graça.

Nossa obra é humilhar a alma perante Deus, confessando os nossos pecados, e, com fé, aproximar-nos de Deus. O Senhor atendeu a oração de Daniel, não para que ele glorificasse a si mesmo, mas para que a bênção trouxesse glória a Deus. O objetivo de nossas orações deve ser a glória de Deus, não nossa própria glorificação.

“Quando vemos a nós mesmos como realmente somos: fracos, ignorantes e desamparados, comparecemos diante de Deus como humildes suplicantes. É o desconhecimento de Deus e de Cristo que torna as pessoas orgulhosas e virtuosas aos seus próprios olhos. A altivez de coração está sempre ligada ao desconhecimento de Deus.” Review and Herald, 9 de fevereiro de 1897.

CHUVEIROS DE GRAÇA

“Pedi ao Senhor chuva no tempo das chuvas serôdias, ao Senhor, que faz as nuvens de chuva, dá aos homens aguaceiro e a cada um, erva no campo.” Zac. 10:1.

No Oriente, a chuva temporã cai no tempo da semeadura. Ela é necessária, para que a semente possa germinar. “Sob a influência dos fertilizantes aguaceiros, brota o tenro rebento. Caindo perto do fim da estação, a chuva serôdia amadurece o grão, e o prepara para a ceifa.” Joel, 2:23. O Senhor emprega essas operações da Natureza para representar a obra do Espírito Santo. Como o orvalho e a chuva são dados primeiro para fazer com que a semente germine, e então para amadurecer a colheita, assim é dado o Espírito Santo para levar avante, de uma etapa para outra, o processo de crescimento espiritual. O amadurecimento do grão representa a conclusão do trabalho da graça de Deus na alma. Pelo poder do Espírito Santo deve a imagem moral de Deus ser aperfeiçoada no caráter. Devemos ser completamente transformados à semelhança de Cristo. ...
Muitos têm, em grande parte, deixado de receber a chuva temporã. Não têm obtido todos os benefícios que Deus assim para eles tem provido. Esperam que as falhas sejam supridas pela chuva serôdia. Quando a maior abundância da graça estiver para ser outorgada, tencionam abrir o coração para recebê-la. Estão cometendo um erro terrível. A obra que Deus começou no coração humano mediante Sua luz e conhecimento deve estar continuamente avançando. Cada indivíduo deve estar cônscio de sua própria necessidade. O coração tem de ser esvaziado de toda contaminação, e purificado para habitação do Espírito Santo .
Foi pela confissão e pelo abandono do pecado, por meio de fervorosa oração e da entrega pessoal a Deus, que os primeiros discípulos se prepararam para o derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes. O mesmo trabalho, só que em grau mais elevado, deve ser feito agora. Então o agente humano apenas teve de pedir a bênção e esperar que o Senhor aperfeiçoasse a obra a seu respeito. Foi Deus quem começou a obra, e ele terminará Sua obra, tornando o homem completo em Jesus Cristo. Mas não se deve negligenciar a graça representada pela chuva temporã. Somente os que estiverem vivendo de acordo com a luz que têm recebido poderão receber maior luz. A não ser que nos estejamos desenvolvendo diariamente na exemplificação das ativas virtudes cristãs, não reconheceremos as manifestações do Espírito Santo na chuva serôdia.

CLICAR NA IMAGEM PARA VER GRANDE

quinta-feira, 10 de maio de 2007

FECHA A PORTA DA GRAÇA






Lev. 16 : 30 – 34 = Naquele dia se fará expiação por vós, para purificar-vos; e sereis purificados de todos os vossos pecados perante o SENHOR. É um sábado de descanso para vós, e afligireis as vossas almas; isto é estatuto perpétuo. E o sacerdote, que for ungido, e que for sagrado, para administrar o sacerdócio, no lugar de seu pai, fará a expiação, havendo vestido as vestes de linho, as vestes santas; Assim fará expiação pelo santo santuário; também fará expiação pela tenda da congregação e pelo altar; semelhantemente fará expiação pelos sacerdotes e por todo o povo da congregação. E isto vos será por estatuto perpétuo, para fazer expiação pelos filhos de Israel de todos os seus pecados, uma vez no ano. E fez Arão como o SENHOR ordenara a Moisés.

HEBREUS, 9 : 6 = Ora, estando estas coisas assim preparadas, a todo o tempo entravam os sacerdotes no primeiro tabernáculo, cumprindo os serviços;

VR. 7 = Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo;

Cristo cumpri o ritual no SANTUÁRIO no céu e passa para o 2o. compartimento no ano de 1844, Cumpre então a profecia de DANIEL até 2300 tardes e manhãs e o santuário será sera purificado DANIEL 8 : 14 Leiam Daniel, 8 : 14 – 27 = para melhor compreender. Este período começou no ano de 457. leia o livro de Esdras.

HEBREUS 9 : 11 e 12 = Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.

HEBREUS , 9 : 24 = Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;

Desde dos tempos de ADÃO cada vez que era sacrificado um cordeiro Jesus sofria

HEBREUS 9 : 26 = De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.

VEJA O TRABALHO QUE CRISTO ESTÁ DESEMPENHANDO POR NÓS NO CÉU.

HEBREUS, 8 : 1 e 2 = temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade, Ministro do santuário, e do verdadeiro taberrnáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.

NO DIA EM QUE CRISTO TERMINAR ESTA OBRA DE NOSSO ADVOGADO INTERSESSOR, ELE VAI TIRAR A ESTOLA SACERDOTAL, E VESTIR UMA ROUPA DE GUERREIRO.

Quando a obra de investigação se encerrar, examinados e decididos os casos dos que em todos os séculos professaram ser seguidores de Cristo, então, e somente então, se encerrará o tempo da graça, fechando-se a porta da misericórdia.

AS DEZ VIRGENS : MATEUS 25 : 1 – 13 "As que estavam preparadas entraram com Ele para as bodas, e fechou-se a porta". Esta Parábola nos conduz através do ministério final do Salvador, ao tempo em que se completará a grande obra para salvação do homem.

JESUS ENTÃO TROCA SUAS ROUPAS DE SASSERDOTE POR UMA ROUPA DE GUERRA, FECHOU ENTÃO A PORTA DA GRAÇA: NÃO HÁ MAIS PERDÃO PARA OS CONDENADOS.

APOCALIPSE, 19 : 11 e 16 = E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.

GUERRA CONTRA QUEM ?

Vr 19 = E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército.

O QUE ACONTECE QUNADO CRISTO SAIR DO SANTÚRIO E TROCAR DE ROUPA?

APOCALIPSE, 15 : 8 E o santuário se encheu de fumaça; procedente da gloria de DEUS e do seu poder, e ninguém podia penetrar no santuário, enquanto não se cumprissem os sete flagelos dos sete anjos.

AMÓS, 3 : 7 “O Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas”.

MATEUS 24 : 37 – 39 = COMO NOS DIAS DE NOÉ
Se os antediluvianos tivessem acreditado na advertência, e se houvessem arrependido de suas más ações, o Senhor teria desviado Sua ira, como mais tarde fez em relação a Nínive. Entretanto, pela sua obstinada resistência às reprovações da consciência e advertências do profeta de Deus, aquela geração encheu a medida de sua iniqüidade, e se tornou madura para a destruição.

O tempo o de graça DOS ANTIDILUVIANOS estava prestes a expirar. Noé tinha fielmente seguido as instruções que recebera de Deus. A arca estava concluída em todas as suas partes, (Gênesis cap.7). Subitamente veio silêncio sobre a turba zombadora. Animais de toda a espécie, os mais ferozes bem como os mais mansos, foram vistos vindo das montanhas e florestas, e encaminhando-se silenciosamente para a arca. Ouviu-se o rumor de um vento impetuoso, e eis que aves estavam a ajuntar-se de todos os lados, escurecendo-se o céu pela sua quantidade; e em perfeita ordem passaram para a arca. Os animais obedeciam ao mandado de Deus, guiados por santos anjos, "entraram de dois em dois para Noé na arca" (Gên. 7:9), e os animais limpos em porções de sete. O mundo olhava com admiração, e alguns com medo. Foram chamados filósofos para explicarem a singular ocorrência, mas em vão. Era um mistério que eles não podiam penetrar. Mas os homens se haviam tornado tão endurecidos pela sua persistente rejeição da luz, que mesmo esta cena não produziu senão uma impressão momentânea.

DEUS ORDENOU A NOÉ: "Entra tu e toda a tua casa na arca, porque te hei visto justo diante de Mim, nesta geração." Gên. 7:1. A advertência de Noé tinha sido rejeitada pelo mundo, mas de sua influência e exemplo resultaram bênçãos para a sua família. Como recompensa de sua fidelidade e integridade, Deus salvou com ele todos os membros de sua família. Que animação para a fidelidade paternal! A misericórdia havia cessado os seus rogos pela raça culpada. . Noé e sua casa estavam dentro da arca; "e o Senhor A fechou a pesada porta, por fora". GÊN. 7:16. A porta maciça, que era impossível àqueles que dentro estavam fechar, girou vagarosamente ao seu lugar por meio de mãos invisíveis. Noé ficou encerrado, e os que rejeitaram a misericórdia de Deus, excluídos. O selo do Céu estava naquela porta; Deus a havia fechado, e somente Deus a poderia abrir. Assim, quando Cristo terminar Sua intercessão pelo homem culpado, antes de Sua vinda nas nuvens do céu, fechar-se-á a porta da misericórdia. (Patriarcas e Profetas pág.98)

AQUI AS PRAGAS SÃO LANÇADAS SOBRE AQUELES QUE RECUSARAM A GRAÇA DE DEUS E SACRIFICIO DE JESUS NA CRUZ.

COMO NOS DIAS DE NOÉ

É chegado o tempo em que haverá no mundo tristeza que nenhum bálsamo humano pode curar. Catástrofes por mar e por terra seguem-se umas às outras em rápida sucessão. Quão freqüentemente ouvimos de terremotos e furacões, de destruição pelo fogo e inundações, com grandes perdas de vidas e propriedades! Profetas e Reis, pág. 277. Beneficiência Social pág. 135
O que significam as horríveis calamidades no mar - embarcações arremessadas para a
eternidade sem aviso prévio. EVENTOS FINAIS Pág. 28

Vivemos em meio de uma epidemia de crime, diante da qual ficam estupefatos os homens pensantes e tementes a Deus em toda parte. A corrupção que predomina está além da descrição da pena humana. subornos e fraudes. Cada dia traz seu doloroso registro de violência e ilegalidade, de indiferença aos sofrimentos do próximo, de brutal e diabólica destruição de vidas humanas. Ciência do Bom Viver Pág. 143

Uma ocasião, achando-me eu na cidade de Nova Iorque, fui convidada, à noite, para contemplar os edifícios que se erguiam, andar sobre andar, para o céu. Garantia-se que esses edifícios seriam à prova de fogo, e haviam sido erigidos para glorificar seus proprietários e construtores. A cena que em seguida passou perante mim foi um alarma de fogo. Os homens olhavam aos altos edifícios, supostamente incombustíveis, e diziam: "Estão perfeitamente seguros." Mas esses edifícios foram consumidos como se fossem feitos de pez. Os aparelhos contra incêndios nada podiam fazer para deter a destruição. Os bombeiros não podiam fazer funcionar as máquinas. Testemunhos Seletos, vol. 3, págs. 281 e 282.

O ar se acha quente e sufocante. Seguem-se erupções vulcânicas, a própria terra é agitada, o terreno se ergue e dilata-se como as ondas do mar, cidades, vilas, e montanhas são tragadas. Estas assombrosas manifestações serão mais e mais freqüentes e terríveis precisamente antes da segunda vinda de Cristo e do fim do mundo, como sinais de sua imediata destruição. Patriarcas e Profetas pág. 109

Nas Profecias , o futuro se patenteia diante de nós tão claramente como se revelou aos discípulos pelas palavras de Cristo. O Grande Conflito, pág. 594.

As predições do livro do Apocalipse que ainda não se cumpriram logo se cumprirão. As solenes mensagens que foram dadas, em sua ordem, no Apocalipse, devem ocupar o primeiro lugar no espírito do povo de Deus.” Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 278

“Devemos estudar os grandes sinais que indicam os tempos em que estamos vivendo.” Manuscript Releases, vol. 4, pág. 163

O tempo de angústia qual nunca houve, desde que houve nação Dan. 12:1 está precisamente sobre nós, e somos semelhantes às virgens adormecidas. Manuscript Releases, vol. 3, pág. 305.

Deus tem um propósito ao permitir que ocorram essas calamidades. Elas constituem um de Seus meios para chamar homens e mulheres à razão, mediante atuações incomuns pela Natureza, Deus expressará a instrumentalidades humanas em dúvida o que ele revela claramente em Sua Palavra. Manuscript Releases, vol. 19, pág. 279.

“Nos dias de Noé a esmagadora maioria se opunha à verdade, e se apaixonara por um conjunto de falsidades. A Terra estava cheia de violência, a guerra, o crime e o homicídio eram a ordem do dia. Assim será também antes da segunda vinda de Cristo.” The Seventh-day Adventist Bible Commentary, vol. 1, pág. 1.090

“Devemos orientar a igreja. Muitos há que não compreendem as profecias referentes aos nossos dias, e precisam ser esclarecidos. É dever, tanto do vigia como do leigo, dar à trombeta sonido certo.” Evangelismo, pág. 194

“Há necessidade de mais íntimo estudo da Palavra de Deus; especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a atenção como nunca dantes na história de nossa obra. A luz que Daniel recebeu de Deus foi dada especialmente para estes últimos dias.” Testemunhos Para Ministros, págs. 112 e 113.

terça-feira, 8 de maio de 2007

A PROSTITUTA DE APOCALIPSE












A prostituta do livro de Apocalipse é identificada nas profecias do velho testamento como a infidelidade do povo de Israel, a qual foi comparada a uma prostituta. “A cidade de Jerusalém era fiel a Deus, mas agora está agindo como uma prostituta”. (Isaias 1:21). “Todos os seus ídolos farei uma assolação; porque pelo salário de prostituta os ajuntou, e em salário de prostituta se tornarão.” (Miquéias, 1:7).

“Vocês praticam imoralidade na adoração aos deuses” (Jeremias 2:20). “Eu me divorciei de Israel porque ele me abandonou e virou prostituta, mas Judá, ela também virou prostituta, ela cometeu adultério, adorando pedras e arvores.” (Jeremias 3:8 e 9). “Você correu atrás dos Assírios, você foi prostituta deles, você serviu de prostituta dos Babilônicos, você fez tudo isto como uma prostituta sem vergonha.” (Ezequiel, 16: 28-30). “Profanaram meu templo, e quebraram o Sábado que eu havia mandado guardar.” (Ezequiel, 23:38).

O escritor do livro de Apocalipse, era um profundo conhecedor das profecias e dos escritos proféticos do velho testamento. Nos textos acima citados, podemos observar a figura de prostitutas para representar a apostasia de Israel na adoração dos ídolos (deuses) das nações vizinhas...

No capítulo 14 do Apocalipse, o primeiro anjo é seguido por um segundo anjo que proclama: "Caiu, caiu Babilônia, aquela grande cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição." (Apoc. 14:8). O termo "Babilônia" é derivado de "Babel" e significa confusão. É empregado nas Escrituras para designar as várias formas de religião falsa ou apóstata. Em Apocalipse capítulo 17, Babilônia é representada por uma mulher, figura que a Bíblia usa como símbolo de igreja, sendo uma mulher virtuosa a igreja pura, e uma mulher desprezível, a igreja apóstata.

Nas Escrituras, o caráter sagrado e permanente da relação entre Cristo e Sua igreja é representado pela união matrimonial. O Senhor uniu a Si o Seu povo, por meio de um concerto solene, prometendo-lhe ser seu Deus, enquanto o povo se comprometia a ser unicamente dele. Disse o Senhor: "E desposar-te-ei comigo para sempre; desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias." (Osé. 2:19). E em outro lugar: "Eu vos desposarei." (Jer. 3:14). E Paulo emprega a mesma figura no Novo Testamento, quando diz: "Porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, Cristo." (II Cor. 11:2).

A infidelidade da igreja para com Cristo, permitindo que sua confiança e afeição dele se desviem, e consentindo que o amor às coisas mundanas ocupe a alma é comparada com a violação do voto conjugal. O pecado de Israel, afastando-se do Senhor, é apresentado sob esta figura; e o maravilhoso amor de Deus, que assim desprezam é descrito de maneira tocante em alguns trechos: "Dei-te juramento, e entrei em concerto contigo, diz o Senhor Jeová, e tu ficaste sendo Minha." "E foste formosa em extremo, e foste próspera, até chegares a ser rainha. E correu a tua fama entre as nações, por causa da tua formosura, pois era perfeita, por causa da Minha glória que Eu tinha posto sobre ti. Mas confiaste na tua formosura, e te corrompeste por causa da tua fama." "Como a mulher que se aparta do seu companheiro, assim tu fizeste comigo, ó casa de Israel, diz o Senhor. "Como a mulher adúltera que, em lugar de seu marido, recebe os estranhos." (Ezequiel. 16:8, 13-15 e 32; Jer. 3:20. Grande Conflito Pág. 382).

No Novo Testamento, expressão muito semelhante é dirigida aos professos cristãos que buscam a amizade do mundo, em lugar da amizade e amor de Deus.

Diz o apóstolo Tiago: ”Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” (Tiago 4:4)

A mulher de Apocalipse 17 é descrita como “vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia; e na sua testa estava escrito o nome: mistério, a grande Babilônia, a mãe das prostituições”. Diz o profeta: "Vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus." (Apocalipse 17:6.) .Declara ainda ser Babilônia "a grande cidade que reina sobre os reis da terra". “Os reis da terra e os que habitam sobre a terra se embriagaram com o vinho da sua prostituição”. (Apocalipse, 17:2). “E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra”. (Apocalipse, 17:18). “O poder que por tantos séculos manteve despótico domínio sobre os monarcas da cristandade é Roma. A mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada de ouro, pedras preciosas e pérolas; e tinha na mão um cálice de ouro, cheio das abominações, e da imundícia da sua prostituição”. (Apocalipse, 17:4).

A cor púrpura e escarlata, o ouro, as pérolas e pedras preciosas pintam ao vivo a magnificência e extraordinária pompa ostentadas pela altiva Sé de Roma. E de nenhuma outra potência se poderia, com tanto acerto, declarar que está "embriagada do sangue dos santos", como daquela igreja que tão cruelmente tem perseguido os seguidores de Cristo.

No livro 30 Papas, pág.199–217, há descrição dos massacres de protestantes e judeus, em todo mundo pela inquisição da santa sé, mas principalmente na Europa, do ano 1534 – 1585. Os reformadores do período de Martinho Lutero e Calvino, eram cassados e mortos pela inquisição da santa sé de Roma. O sanguinário Inácio de Loyola dizimou milhares de vidas. O dia de São Bartolomeu, foram mortas cerca de cinquenta mil protestantes. Estas pessoas eram mortas através das mais diversas formas de tortura.

Babilônia é também acusada do pecado de relação ilícita com "os reis da Terra". Isto é um fato pela Sé Romana. Foi pelo afastamento do Senhor e aliança com os gentios que a igreja judaica se tornou prostituta; e Roma, corrompendo-se de modo semelhante ao procurar o apoio dos poderes do mundo, recebe condenação idêntica. Em toda a história da Igreja de Roma encontramos a sua ligação com os Reis da terra, mas principalmente no período da inquisição, porém até os dias de hoje este fato é uma realidade.

Declara-se que Babilônia é "mãe de todas as prostitutas”. No livro de apocalipse 17:5 é descrito dessa forma: “’Babilônia’ a mãe das prostituições e das abominações da terra: como suas filhas devem ser simbolizadas as igrejas que se apegam às suas doutrinas e tradições, seguindo-lhe o exemplo em sacrificar a verdade e a aprovação de Deus, a fim de estabelecer uma aliança ilícita como mundo.” O Grande Conflito Pág. 383

A mensagem de Apocalipse 14, anunciando a queda de Babilônia, deve aplicar-se às organizações religiosas que se corromperam. Visto que esta mensagem se segue à advertência acerca do juízo, deve ser proclamada nos últimos dias; portanto, não se refere apenas à Igreja de Roma, pois que esta igreja tem estado em condição decaída há muitos séculos. Demais, no capítulo 18 vr.4 do Apocalipse, o povo de Deus é convidado a sair de Babilônia. De acordo com esta passagem, muitos do povo de Deus ainda devem estar em Babilônia.
E em que corporações religiosas se encontrará hoje a maior parte dos seguidores de Cristo? Sem dúvida, nas várias igrejas que professam a fé protestante. Estas Igrejas já fizeram parte da esposa de JESUS, caíram, porém, pelo mesmo desejo que foi a maldição e ruína de Israel, o desejo de imitar as práticas dos ímpios e buscar-lhes a amizade. "Confiaste na tua formosura, e te corrompeste por causa da tua fama." (Ezeq. 16:15).
Muitas das igrejas protestantes estão seguindo o exemplo de Roma na iníqua aliança com “Reis da Terra". E outras denominações, pela procura do favor do mundo. O termo "Babilônia" – confusão, pode apropriadamente aplicar-se a estas corporações; todas professam derivar suas doutrinas da Escritura Sagrada, e, no entanto, estão divididas em inúmeras seitas, com credos e teorias grandemente contraditórios umas as outras

sábado, 5 de maio de 2007

O ENCONTRO DE AMIGOS




Vinde, benditos de Meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Mat. 25:34.

Assim os remidos receberão as boas-vindas às mansões que Jesus está preparando para eles. Ali não serão companheiros
dos vis da Terra, mas daqueles que através do auxílio divino formaram caráter perfeito. Cada tendência pecaminosa, cada imperfeição, terá sido removida pelo sangue de Cristo; a excelência e brilho de Sua glória, muito mais intensos que o esplendoroso sol do meio-dia, lhes são imputados. A beleza moral e a perfeição do caráter de Cristo brilha através deles com um fulgor mais intenso que o esplendor externo. Acham-se imaculados diante do grande trono branco, compartilhando da dignidade e privilégios dos anjos.

Os redimidos encontrarão e reconhecerão aqueles que, por seu intermédio, foram conduzidos ao Salvador. Que abençoada conversa terão com estas almas! "Eu era um pecador", dirá alguém, "sem Deus e sem esperança no mundo, e você apareceu para atrair minha atenção ao precioso Salvador como minha única esperança. ..." Outros dirão: "Eu era pagão em terras estranhas. Você deixou seus amigos e lar confortável, vindo para ensinar-me como conhecer a Jesus e nEle crer como único Deus verdadeiro. Destruí meus ídolos e adorei a Deus; agora posso vê-Lo face a face. Estou salvo, eternamente salvo, para contemplar Aquele a quem amo. ..."

Outros expressarão gratidão para com os que nutriram o faminto e vestiram o nu. "Quando o desespero inundava minha alma de incredulidade, o Senhor enviou você para falar-me palavras de esperança e conforto. Você atendeu minhas necessidades físicas e me trouxe alimento; abriu-me a Palavra de Deus, fazendo-me despertar para as minhas necessidades espirituais. Você me tratou como a um irmão. Simpatizou comigo nas minhas tristezas, restaurando-me a alma ferida e machucada, de modo que eu pudesse alcançar a mão de Cristo estendida para salvar-me. Em minha ignorância, você teve paciência comigo, ensinando-me que eu tinha no Céu um Pai que cuida de mim. Você leu para mim as preciosas promessas da Palavra de Deus. Você inspirou-me fé em Sua capacidade para salvar-me. Meu coração foi abrandado, subjugado, quebrantado, à medida que eu contemplava o sacrifício de Cristo por mim. ... Aqui estou, salvo, eternamente salvo, para viver em Sua presença, e para louvá-Lo por haver dado a Sua vida por mim."
Quão grande regozijo será para estes remidos encontrar-se e saudar àqueles que antes tiveram preocupação pela salvação deles!

Na vida futura compreenderemos as coisas que aqui nos deixaram em grande perplexidade. Entenderemos quão grande Ajudador tivemos, e como os anjos de Deus foram comissionados a guardar-nos ao seguirmos o conselho da Sua Palavra.

Fontes de pesquisas escritos : Ellen G. Whit The Watchman, 31 de março de 1908. Review and Herald, 5 de janeiro de 1905. Signs of the Times, 3 de janeiro de 1906.

terça-feira, 1 de maio de 2007

CONTRASTES


Estas fotos são magníficas! Cada uma delas revela uma cultura, uma época, uma situação e um lugar, totalmente diferente entre si. Esta diferença, aos meus olhos produzem um contraste magnífico que me fazem pensar em cada um dos quadros e comparar a realidade que cada um produz.

Apenas desejo que você veja cada quadro e contraste um com o outro. Veja como as realidades são bem diferentes. E como são diferentes da nossa realidade também. Uns vivem em uma região desértica, onde seus recursos sempre serão limitados e controlados.
Outros vivem em regiões onde a natureza é abundante, rica. Mas mesmo assim ainda vivem em uma situação de pobreza e limitação. Outros quadros trazem os "velhos" tempos à tona, sempre com sorrisos aparentes. Outros o gélido clima do pólo sul, onde poucos vão e mesmo assim não conseguem viver por muito tempo.
Temos também a foto de um lobinho que deseja carinho, ser afagado, que dá a sensação de ternura. Quem não deseja receber carinho?

Agora coloque cada um dos quadros representando um pedaço de sua vida. Incrível, não é? Nossa vida se parece muito com cada quadro ali apresentado. Às vezes nos encontramos no deserto, onde sofremos, onde os recursos são poucos e escassos, onde o clima é elevado e causticante. Em outros momentos, vamos ao clima gélido, nos afastando de todos, tornando-nos gelados e frios com os demais. Tem também momentos em que vivemos no saudosismo, vendo como os sorrisos e a felicidade era presente. Muitos passam a viver em busca do passado...
Mas há também momentos extremamente férteis. Onde o verde é abundante, onde existe água e os recursos não são limitados. Infelizmente, muitos vivem estes momentos como se estivessem no deserto. Não sabem aproveitar, não sabem curtir, não sabem viver o momento especial em que estão...

Se sua vida está passando por um deserto, pode ser qualquer um: emocional, financeiro, relacionamentos, doenças, etc... Saiba que sua jornada através dele não será longa, apesar de parecer uma eternidade. Confie em Deus, entregue seus problemas e suas dificuldades. Tenha a certeza de que Ele providenciará uma nuvem durante o dia para te proteger do causticante sol e uma coluna de fogo durante a noite para te proteger do frio.
Se você está vivendo um período no gélido mundo do isolamento, da frieza, da indiferença com as pessoas. Talvez você tenha ido escolhido viver aí por uma mágoa, pelos ferimentos que outros provocaram em sua vida. Saiba que Deus também pode restaurar em você o calor da vontade de viver. Ele pode restaurar sua confiança em outras pessoas. Ele pode acabar com sua mágoa, seu ódio. Basta levar para Ele tudo o que passou e passa em sua vida, que ele transformará as águas amargas em que vive em águas doces.

Agora, se você está em um momento bom, aproveite. Não perca tempo fazendo intrigas, reclamando, brigando, desperdiçando, envolvendo em situações que te levarão a um deserto ou a um mundo gelado. Viva, apenas viva. Mas lembre-se que Deus também está ao seu lado. Lembre-se que Deus somente quer o seu melhor. Lembre-se de que Deus é o melhor amigo que poderemos ter em nossas vidas...

OS ANIMAIS DO CAPITULO 7 DE DANIEL




Quando os livros de Daniel e Apocalipse forem bem compreendidos pelos cristãos , os crentes terão uma experiência religiosa inteiramente diferente, uma vez que lhes serão dados os vislumbres das portas do céu.

Porque as profecias de Daniel e Apocalipse , bem como os ensinamentos de Jesus por meio de parábolas, são apresentadas sempre por figuras ou imagens: animais , água , mulher , arvores, vento , etc. É importante ler o que Jesus diz a este respeito em Mateus cap. 13.

Então os discípulos chegaram a Jesus e lhe perguntaram: “por que o senhor usa parábolas para falar com as pessoas? Jesus respondeu : ‘a vocês Deus tem mostrado os segredos do céu , a eles não!’” (ver.10 e 11). “É por que uso as parábolas, porque eles olham e não enxergam, escutam e não ouvem , nem entendem” (ver.13), “pois, a mente deste povo está fechada : eles taparam os ouvidos e fecharam os olhos, se eles não tivessem feito isto , os seus olhos poderiam ver , e os seus ouvidos poderiam ouvir , sua mente poderia entender”. (ver. 15) .

Uma das grandes contribuições do pensamento Bíblico é a noção do tempo linear a idéia de que o mundo se movimenta em linha reta , tem um principio especifico e um fim especifico. O mundo bíblico tem começo e fim.

Daniel fez uma abordagem da profecia, como uma grande seqüência histórica de um reino após o outro, até o fim dos tempos. (Daniel 2.28)

As profecias de Daniel apresenta um panorama geral da história mundial (do planeta ) de seu tempo até o fim. (Daniel 7:7 e 18).

Daniel, Paulo e Jesus, situam o cumprimento da profecia apocalíptica, dentro do fluxo da história , começando no seu tempo e culminando com o fim do mundo .

Conforme II tess. 2 :3-8 “ele vai se colocar acima de todos e até mesmo vai sentar-se no templo de deus e afirmar que é Deus” . (vr. 7)

A misteriosa maldade já está agindo, mas o que está para acontecer, acontecerá somente depois que for afastado aquele que impedir que isso aconteça.

Existem três formas de interpretação das profecias :

· preterismo : considera que todo cumprimento profético, já ocorreu muito tempo atrás.
· futurismo : acredita que a profecia vai se cumprir em um futuro muito distante.
· historicismo: localiza as profecias apocalípticas no fluxo da história .

Só o historicismo, mostra a obra de cristo. no passado, no presente e no futuro. As profecias de Daniel cobrem a história universal desde seu tempo até o fim...

Vejamos a interpretação do anjo em Daniel 7 : 17.

Estes grandes animais, que são quatro, representando quatro reis, se levantarão da terra. Por esta razão, muitos intérpretes, ao longo dos séculos entenderam essas profecias, como uma grande sequência histórica de um reino após o outro até o fim. Esta abordagem histórica está fundamentada na compreensão dos adventistas do sétimo dia , nas profecias.

Algumas das mais incríveis profecias da Bíblia estão em Daniel cap. 2 e 7. Nestes dois capítulos paralelos, Daniel descreve o percurso da história mundial desde seu tempo até o nosso tempo, e até o fim do mundo, quando Deus vai instituir seu reino. Se alguém precisa de uma base para crer na inspiração da Bíblia, Deus a mostrou nestes dois capítulos.

Para se ter um maior entendimento dos animais de Daniel no capitulo 7, é preciso estudar primeiramente o capitulo 2 ou os dois simultaneamente.

Segundo Daniel, 11:2, “eis que ainda se levantarão três reis na Pérsia , e o quarto será muito mais rico do que todos eles ; e tendo se tornado forte por meio das suas riquezas , agitará todos contra o rei da Grécia”.
Aqui expomos os reinados:

1º reinado = cabeça de ouro (Dan. 2) = leão (Daniel 7) = Império Babilônico
2º reinado = prata (Dan. 2) = urso (Dan. 7) = Império Médo/ Persa
3º reinado = ventre e quadris de bronze (Dan. 2) = leopardo (Dan. 7), aqui simbolizado por carneiro e bode = Impérios Médo-Persa e Grego-Macedônico (Daniel, 8 : 20 e 21) .

Mas o bode peludo é o rei da Grécia; e o chifre notável que tinha entre os olhos , é o primeiro rei . (Daniel, 11 : 2). O chifre notável é identificado com Alexandre “O grande”. Quando menciona-se que o chifre notável se quebra, refere-se à morte de Alexandre em 323 ac aos 33 anos.

As profecias paralelas de Daniel 2 e 7 : os metais da estátua (Daniel 2) e os animais (Daniel 7), são símbolos de grandes reinos do mundo, mencionados na seqüência de sua ascensão e queda, na história .

Abaixo mais algumas interpretações:

1º reino = cabeça de ouro e leão = babilônia
2º reino = prata e urso = identificado em Daniel 5 : 28,30,31 8:20 como o Império Medo/Persa
3º reino = bronze e leopardo = simbolizado por um bode em Daniel 8:21, é identificado como Grécia em Daniel 11: 2. O quarto animal simboliza o poder de conquista de Roma pagã.
4º reino = pernas de ferro e 4º animal não são dadas maiores explicações como nos outros animais de Daniel, mas apenas um poder se ajusta a sua descrição no decorrer da história mundial . Esta é a Roma pagã, a Roma Papal.

De acordo com Daniel (2:40), haverá um quarto reino forte como o ferro, uma vez que quebra e destrói tudo, e assim como o ferro despedaça tudo, também ele destruirá e quebrará todos os outros.

Vejamos aqui a semelhança do quarto animal de Daniel (7:7 e 19) com as pernas de ferro de Daniel (2:40).
“Ví ainda um quarto animal, aterrorizante, assustador e muito poderoso. Tinha grandes dentes de ferro, com os quais despedaçava e devorava suas vitimas e pisoteava tudo o que sobrava. Era diferente de todos os outros animais”. Daniel, 7:7 e 19.

O 4º animal tinha dentes de ferro, o que representa a crueldade do império romano para com as nações conquistadas, uma crueldade representada pelos dentes de ferro, conforme Daniel 7 : 19.

Novamente percebemos aqui a semelhança das pernas de ferro (Daniel 2) com o 4º animal de Daniel 7 (dentes de ferro).

Para entender quem é o quarto animal, é importante saber quem é o chifre pequeno de Daniel 7: 8. Na profecia de Daniel 7 encontram-se os elementos que ajudam a fazer uma identificação. Em Daniel 7 : 8 o chifre pequeno surge do quarto animal. Ainda em Daniel 7 : 24. aparecerá outro reino diferente dos dez anteriores. Em Daniel 7 : 25, ele proferirá palavras contra Deus, cuidará em mudar o tempo e a lei.

A profecia prevê uma mudança na lei de Deus, pelo poder representado pelo chifre pequeno do quarto animal. O único dos dez mandamentos que está relacionado com o tempo é o 4º mandamento que se refere ao dia de guarda (sábado).

Em 7 de março do ano 321 dc o imperador Constantino, estabeleceu o primeiro decreto dominical civil.

No ano 364 dc, a igreja romana seguiu o exemplo de Constantino, e o concílio de Laudicéia emitiu a primeira lei dominical eclesiástica .

No ano 321 dc com seu decreto de natureza civil , Constantino ordenou que todos descansassem no “venerável dia do sol” exceto os lavradores.

O papa Silvestre em 314-337 dc oficializou para os cristãos o nome domingo para o dia do sol; o primeiro dia da semana.

Euzébio 270 e 338 dc determinou que todas as coisas que eram feitas no sábado fossem transferidas para o dia do senhor, o domingo .

Sócrates, historiador do quinto século, escreveu “todas as igrejas do mundo celebram os sagrados mistérios no sábado, todas as semanas , porem as igrejas cristãs de Alexandria e Roma, por conta de algumas tradições antigas tenham deixado de fazê-lo.” (Nicene and post-Nicene fathers vol. 2 pág. 132)

Desta forma podemos identificar o 4º animal, como o poder romano e papal .

Uma observação importante, afirma-se que o nascimento de mitras ocorreu no dia 25 de dezembro, na época do inverno no hemisfério norte, quando os dias são mais longos, e, segundo a crença o domínio do sol: “o domingo identificado como dia do sol era o dia consagrado a adoração e serviço de Mitras”. Mitras aparece nos escrito sagrados do hinduismo como uma figura de Jesus Cristo.

Como podemos ver neste estudo, os capítulos 2 e 7 de Daniel estão interligados: os dois capítulos descrevem o desenrolar da história do planeta, do tempo de Daniel ou da queda de babilônia até nossos dias ( os dias de hoje ).

Os capítulos 2 e 7 de Daniel, são básicos para entender os elementos centrais do livro de Apocalipse.

“Veio, pois, perto de onde eu estava; e vindo ele, fiquei amedrontado, e caí com o rosto em terra. mas ele me disse: entende, filho do homem, pois esta visão se refere ao tempo do fim.” Dan. 7 : 17.

Muitos há que não compreendem as profecias referentes aos dias atuais , e precisam ser esclarecidos . É dever , tanto do vigia como do leigo, dar a trombeta o sonido certo: mostremos ao povo onde nos encontramos na história profética !”