sexta-feira, 28 de setembro de 2007

PROBLEMAS


Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra. Sal. 34:19.
A maioria das cartas que recebo é de pessoas que estão atravessando o vale da aflição. Quase todas têm a mesma pergunta: “Por que os problemas aumentam na minha vida cada vez que decido aproximar-me de Jesus?”

O verso de hoje é a resposta. Neste verso, achamos duas promessas. A primeira é: “Muitas são as aflições do justo”; a segunda: “O Senhor de todas o livra.”
Se você quer ser um cristão autêntico, prepare-se para receber ambas as promessas. A primeira é que neste mundo você enfrentará momentos de dificuldade. Isso é bíblico. Escrevendo aos filipenses, Paulo disse: “Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo.” Filip. 1:29. E o próprio Senhor Jesus afirmou diante de Seus discípulos: “No mundo, passais por aflições.” João 16:33.

O sofrimento é uma realidade da vida. É inevitável. Muito mais para quem decide seguir a Jesus. Mas a segunda promessa afirma que, finalmente, o Senhor livrará Seus seguidores de todas as dificuldades.

Muita gente imagina a felicidade como uma vida sem problemas. Mas, neste mundo, os espinhos fazem parte da rosa, a noite faz parte do dia e as lágrimas fazem parte da alegria. Você pode ser feliz em meio às dificuldades, se souber administrá-las na certeza de que o Senhor o livrará de todas elas.

O Salmo 34 é um hino de louvor a Deus porque Deus livrou o Seu povo, e não porque os Seus filhos não tiveram dificuldades. Entender esse fato pode ser o começo de uma nova dimensão na vida. Deus cura o coração ferido, mas a intervenção divina não teria sentido se o coração não estivesse ferido. Ele restaura seus sonhos porque eles foram destruídos. Deus prometeu livramento, não isenção do problema.

Quais são as aflições que você está enfrentando hoje? Não importa. Antes de partir para enfrentar a montanha de dificuldades que está diante de você, decore este verso e repita-o ao longo do dia: “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra.”

CONFIANÇA E FELICIDADE

O que atenta para o ensino acha o bem, e o que confia no Senhor, esse é feliz. Prov. 16:20.

A vida é uma rosa cheia de espinhos. Há problemas, todos os dias. Diante deles, o ser humano tem apenas duas alternativas: ou confia em Deus e segue as instruções divinas ou confia no próprio entendimento e tenta encontrar a saída para seus problemas nas próprias forças.

Confiar é condição necessária para desenvolver qualquer relacionamento. Não há como viver sem confiar. Tudo que fazemos envolve confiança. Confiamos no padeiro, no motorista de ônibus, no piloto do avião... Muitas vezes, a confiança é traída. Por mais que o ser humano seja bom e tente cumprir suas promessas, está limitado pela sua própria humanidade. Por exemplo: Eu prometo dar uma bicicleta para meu neto no final do ano, e o que acontece se eu morrer dentro de um mês?
Promessas humanas são falíveis, por serem humanas. Intenções humanas, com freqüência, são egoístas e mentirosas. Nascem de um coração contaminado pelo vírus do pecado. Projetos humanos são passageiros e limitados, por causa da temporalidade da criatura.

Por isso, o conselho de Salomão é: “O que confia no Senhor, esse é feliz.” É loucura confiar em Deus e, ao mesmo tempo, procurar a solução para os problemas da vida no esforço humano. “Confiar no Senhor” significa entrega, submissão e obediência. Essas atitudes não são próprias da natureza humana, mas são a única garantia de vitória. Por isso, o texto diz: “Atenta para o ensino [e] acha o bem.”

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ACUMULANDO RIQUEZAS NO CÉU


“Onde os bens se multiplicam, também se multiplicam os que deles comem; que mais proveito, pois, têm os seus donos do que os verem com seus olhos?”. Eclesiastes 5:11.

A natureza humana com sua sede de conseguir mais, tem levado pessoas a viverem a vida em constante stress porque elas nunca estão satisfeitas com o que têm. Nossa meditação deste Sábado mostra claramente o que acontece com o ser humano à medida que o dinheiro e os bens se multiplicam. Em outras palavras, o sábio está dizendo que quanto mais a gente ganha, mas temos com que gastar, e quando os bens se multiplicam, as responsabilidades e despesas aumentam também. O texto termina com uma pergunta que parece não ter resposta. Parece confuso ver Salomão falando que o acúmulo de riquezas não tem propósito na vida, quando ele mesmo era um homem muito rico. Contudo, esta é a verdadeira razão pela qual ele está habilitado a escrever sobre este assunto. No contexto do seu tempo, Salomão trabalhou duro para acumular riquezas e quando finalmente se tornou muito rico, compreendeu que sua ambição na verdade era apenas vaidade.

É verdade que hoje vivemos em um mundo cruel onde temos dificuldade até de sobreviver, quanto de mais acumular riquezas! Talvez o sonho de ver os bens se multiplicarem parece um ideal longe do nosso viver diário. Às vezes já trabalhamos tão duro para suprir o básico como aluguel, comida, roupa, etc, que nem sequer pensamos em riqueza, ou pensamos? Como cristãos nossa motivação deveria ser a pátria celestial. Quando ofuscamos essa visão em detrimento das coisas terrenas, nossa vida se torna um batalha alucinante. A mensagem de Jesus de que tendo o que comer e o que vestir deveríamos estar satisfeitos só faz sentindo quando nós vivermos a vida neste mundo com o senso de transitoriedade.

Olhando para realidade do ganho nos dias de hoje, assim que passamos a ter um salário maior, trocamos o nosso carro, ou mesmo compramos uma casa, e então começamos a progredir na vida.

Nossos gastos aumentam à medida que as entradas aumentam. Para alguns não vai fazer muita diferença entre ganhar pouco ou muito, pois tudo que ganhar vai ser gasto em benefícios pessoais. A Bíblia nos adverte para acumularmos tesouros no céu, onde os valores monetários destes bens serão eternos. O sentimento de Salomão após conquistar riquezas e bens, foi um vazio interior que não preencheu a sua alma. Para aqueles que pensam somente nesta vida, dinheiro, bens, e riquezas fazem muito sentido. Mas para aqueles que aguardam o amanhã com Deus, tudo neste mundo é passageiro, e a prosperidade, se vier, é para abreviar o reino de nosso Pai Celestial.É interessante ver como as pessoas passam a vida lutando para conseguir bens e dinheiro e depois descem à sepultura com as suas contas bancarias lá em cima. Verdadeiras fortunas têm sido deixadas para herdeiros, por pessoas que lutaram muito, e que no fim ficaram sem nada. Infelizmente elas não puderam levar o dinheiro para a sepultura. O nosso grande problema na vida cristã é não nos contentarmos com o que temos. Precisamos viver pensando nas riquezas da glória eterna. Nosso alvo é viver multiplicando a nossa conta celestial e Jesus disse: “E quem der a beber, ainda que seja um copo de água fria, a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão”. Mateus 10:42. A

glória eterna que está por se manifestar, vai devolver a riqueza eterna que o inimigo roubou no Éden. Os bens deste mundo jamais poderão suplantar a glória do mundo porvir. Salomão está certo ao dizer que a riqueza desta vida é vaidade, mas no além, para onde vamos, seremos ricos para sempre. Esta riqueza começa aqui e dura para sempre.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

TRASLADAÇÃO DE ENOQUE



Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o tomou; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus Hebreus 11.5

Enoque continuou a tornar-se mais piedoso enquanto se comunicava com Deus. Sua face era radiante com a santa luz que permanecia em sua fisionomia enquanto instruía aqueles que vinham para ouvir suas sábias palavras. Sua aparência digna e celestial infundia às pessoas á reverência. O Senhor amava a Enoque porque ele firmemente O seguia, aborrecendo a iniqüidade, e fervorosamente buscava conhecimento celestial, para fazer Sua vontade com perfeição. Ele anelava unir-se ainda mais estreitamente com Deus, a quem temia, reverenciava e adorava. Deus não permitiu a Enoque morrer como outros homens, mas enviou Seus anjos para levá-lo ao Céu sem ver a morte. Na presença de justos e ímpios Enoque foi removido deles. Aqueles que o amavam pensaram que Deus pudesse tê-lo deixado em algum de seus lugares de retiro, porém, depois de procurarem diligentemente por ele, e sendo incapazes de achá-lo, disseram que não se acharia mais, porque Deus o tomara.

O Senhor ensina aqui uma lição da maior importância pela trasladação de Enoque um descendente do decaído Adão, que seriam recompensados todos que pela fé confiassem no sacrifício prometido e fielmente obedecessem a Seus mandamentos. Duas classes são aqui outra vez representadas como devendo existir até o segundo advento de Cristo; os justos e os ímpios, os rebeldes e os leais. Deus Se lembrará dos justos, que o temem. Em consideração a Seu amado Filho , Ele os estimará e honrará, dando-lhes a vida eterna. Mas os ímpios, aqueles que pisam Sua autoridade, Ele os cortará da Terra e os destruirá, e serão como se nunca tivessem existido.

Depois da queda de Adão de um estado de perfeita felicidade para um estado de infelicidade e pecado, havia o perigo de os homens se tornarem desencorajados e inquirirem: "Inútil é servir a Deus” Mas as instruções que Deus dera a Adão, repetidas a Sete e plenamente exemplificadas por Enoque, iluminaram o caminho de trevas e escuridão, dando esperança ao homem de que, assim como por meio de Adão veio a morte, mediante Jesus, o Redentor prometido, viria vida e imortalidade. No caso de Enoque, os desalentados fiéis foram ensinados que, embora vivendo entre pessoas corruptas e pecadoras, que estavam em aberta e ousada rebelião contra Deus, seu Criador, contudo se Lhe obedecessem e tivessem fé no Redentor prometido, eles podiam proceder com justiça como o fiel Enoque, ser aceitos por Deus, e finalmente exaltados ao Seu trono celestial.

Enoque, separando-se do mundo, e gastando muito de seu tempo em oração e comunhão com Deus, representa o leal povo de Deus nos últimos dias.. A injustiça deverá prevalecer em terrível extensão sobre a Terra. Os homens se dedicarão a seguir toda imaginação de seu corrupto coração e levar a cabo sua enganosa filosofia e rebelião contra a autoridade dos altos Céus.”

O povo de Deus separar-se-á das práticas injustas dos que os rodeiam e procurará a pureza de pensamentos e santa conformidade com Sua vontade, até que Sua divina imagem seja refletida neles. Como Enoque, estarão se preparando para a trasladação ao Céu. Enquanto se esforçam para instruir e advertir o mundo, eles não se conformarão ao espírito e costumes dos descrentes, mas os condenarão por meio de seu santo procedimento e piedoso exemplo.

A trasladação de Enoque para o Céu, pouco antes da destruição do mundo pelo dilúvio, representa a trasladação de todos os justos vivos da Terra antes da sua destruição pelo fogo. Os santos serão glorificados na presença daqueles que os odiaram por sua leal obediência aos justos mandamentos de Deus.

Fonte de Pesquisa
História. da Redenção, Pág. 61.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

NOSSO LAR NÃO É AQUI



Às margens dos rios da Babilônia, nós nos assentávamos e chorávamos, lembrando-nos de Sião. Sal. 137:1.

Um dia, os assírios dirigidos por Nabucodonosor chegaram a Jerusalém. Destruíram tudo e levaram prisioneiros os filhos de Israel.

Os anos do exílio foram tristes. Longe de casa, da família e dos amigos, os exilados só tinham duas opções: esquecer definitivamente Israel ou viver em Babilônia, com os olhos fixos em Sião, abrigando o sonho de retornar um dia para o lar.
Um dia, também, o inimigo de Deus chegou até a raça humana, destruiu seus sonhos, valores e princípios e a levou escrava ao seu reino, para servir no seu palácio.

A história de Israel é um símbolo da história humana. Como os israelitas, hoje estamos longe do verdadeiro lar. Este mundo cheio de tristeza e angústia – conseqüências naturais da entrada do pecado – não é a nossa casa. Somos estrangeiros e peregrinos vivendo num mundo ao qual Jesus Se referiu assim: “O Meu reino não é deste mundo.”

O salmista disse que enquanto os filhos de Israel viviam em Babilônia, com freqüência sentavam-se às margens dos rios e choravam de saudade, lembrando-se de Sião, o santo monte, símbolo do governo de Deus.

O perigo que corremos hoje é esquecer que este mundo não é o nosso lar definitivo. Estamos aqui apenas peregrinando, por força das circunstâncias, rumo à casa do Pai. Somos estrangeiros vivendo num país alheio.







domingo, 9 de setembro de 2007

ENCONTRO DE AMIGOS


"Vinde, benditos de Meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo." Mat. 25:34.

Assim os remidos receberão as boas-vindas às mansões que Jesus está preparando para eles. Ali não serão companheiros dos vis da Terra, mas daqueles que através do auxílio divino formaram caráter perfeito. Cada tendência pecaminosa, cada imperfeição, terá sido removida pelo sangue de Cristo; a excelência e brilho de Sua glória, muito mais intensos que o esplendoroso sol do meio-dia, lhes são imputados. A beleza moral e a perfeição do caráter de Cristo brilha através deles com um fulgor mais intenso que o esplendor externo. Acham-se imaculados diante do grande trono branco, compartilhando da dignidade e privilégios dos anjos.

Os redimidos encontrarão e reconhecerão aqueles que, por seu intermédio, foram conduzidos ao Salvador. Que abençoada conversa terão com estas almas! "Eu era um pecador", dirá alguém, "sem Deus e sem esperança no mundo, e você apareceu para atrair minha atenção ao precioso Salvador como minha única esperança. ..." Outros dirão: " Eu era pagão em terras estranhas. Você deixou seus amigos e lar confortável, vindo para ensinar-me como conhecer a Jesus e nEle crer como único Deus verdadeiro. Destruí meus ídolos e adorei a Deus; agora posso vê-Lo face a face. Estou salvo, eternamente salvo, para contemplar Aquele a quem amo. ..."

Outros expressarão gratidão para com os que nutriram o faminto e vestiram o nu. "Quando o desespero inundava minha alma de incredulidade, o Senhor enviou você para falar-me palavras de esperança e conforto. Você atendeu minhas necessidades físicas e me trouxe alimento; abriu-me a Palavra de Deus, fazendo-me despertar para as minhas necessidades espirituais. Você me tratou como a um irmão. Simpatizou comigo nas minhas tristezas, restaurando-me a alma ferida e machucada, de modo que eu pudesse alcançar a mão de Cristo estendida para salvar-me. Em minha ignorância, você teve paciência comigo, ensinando-me que eu tinha no Céu um Pai que cuida de mim. Você leu para mim as preciosas promessas da Palavra de Deus. Você inspirou-me fé em Sua capacidade para salvar-me. Meu coração foi abrandado, subjugado, quebrantado, à medida que eu contemplava o sacrifício de Cristo por mim. ...Aqui estou, salvo, eternamente salvo, para viver em Sua presença, e para louvá-Lo por haver dado a Sua vida por mim."
Quão grande regozijo será para estes remidos encontrar-se e saudar àqueles que antes tiveram preocupação pela salvação deles!

Na vida futura compreenderemos as coisas que aqui nos deixaram em grande perplexidade. Entenderemos quão grande Ajudador tivemos, e como os anjos de Deus foram comissionados a guardar-nos ao seguirmos o conselho da Sua Palavra.

Fontes de pesquisas :
Ellen G. Whit
The Watchman, 31 de março de 1908.
Review and Herald, 5 de janeiro de 1905.
Signs of the Times, 3 de janeiro de 1906.

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

ESPÍRITO SANTO É DEUS!


ROMANOS, 8,: 26
E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Portanto uma pessoa : energia geme?

EFESIOS, 4 : 30
E não entristeçais o Espírito Santo de Deus,
no qual estais selados para o dia da redenção. Coisas impessoais tem alguma reação de tristeza?

O poder do mal se estivera fortalecendo por séculos, e alarmante era a submissão dos homens a esse cativeiro satânico. Ao pecado só se poderia resistir e vencer por meio da poderosa operação da terceira pessoa da Trindade, a qual viria, não com energia modificada, mas na plenitude do divino poder. Desejado de Todas nações pág. 671
Há três pessoas vivas pertencentes à trindade celeste; em nome destes três grandes poderes - o Pai, o Filho e o Espírito Santo - os que recebem a Cristo por fé viva são batizados, e esses poderes cooperarão com os súditos obedientes do Céu em seus esforços para viver a nova vida em Cristo. Special Testimonies, Série B, Nº 7, págs. 62 e 63. (Evangelismo pág. 615

Precisamos reconhecer que o Espírito Santo, que é tanto uma pessoa como o próprio Deus, está andando por esses terrenos. O Espírito Santo é uma pessoa, pois dá testemunho com o nosso espírito de que somos filhos de Deus. Uma vez dado esse testemunho, traz consigo mesmo sua própria evidência. Em tais ocasiões acreditamos e estamos certos de que somos filhos de Deus. Manuscrito 66, 1899. = 145, 1901. Evangelismo 61)
O príncipe da potestade do mal só pode ser mantido em sujeição pelo poder de Deus na terceira pessoa da Trindade, o Espírito Santo. Special Testimonies, Série A, nº 10, pág. 37
Cumpre-nos cooperar com os três poderes mais altos no Céu - o Pai, o Filho e o Espírito Santo - e esses poderes atuarão por nosso intermédio, fazendo-nos co-obreiros de Deus. Evangelismo pág. 617
O mal vinha se acumulando por séculos e só poderia ser restringido e resistido pelo eficaz poder do Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade, que viria com não modificada energia, mas na plenitude do poder divino. Outro espírito deve ser enfrentado; pois a essência do mal estava atuando de todas as maneiras, e era de surpreender a submissão do homem a esse cativeiro satânico.
Testemunho para Ministros e Obreiros - Evangélicos pág. 392

Quem não está seguindo esta linha de conduta, “ e acham que o Espírito Santo é uma energia” definitivamente, não está recebendo esta orientação do Espírito Santo, pois assim procedendo o Espírito Santo estaria negando a se próprio....

Gálatas 1 : 8 e 9
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema

MATEUS, 3 : 17
E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. Uma forma e não uma energia

MATEUS, 28 : 19
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo

A TRINDADE está expressa aqui, são três pessoas e não duas : PAI = FILHO = ESPÍRITO SANTO = Três pessoas distintas

ATOS, 5:3 e 4.
Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da verdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.

MATEUS 12 : 31 e 32
Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.
COMO PODEMOS PECAR CONTRA UMA ENERGIA ?
A Bíblia Revela que o Espírito Santo é uma pessoa e não uma força ou um poder IMPESSOAL : Pode alguém pecar contra uma força ou um poder impessoal ?

I CORÍNTIOS, 12 : 11
O mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. Ele distribui como ele quer : uma energia tem vontade própria ? faz o que ela quer ? Só um Deus pode fazer o que ele quer.


Aqui não pode deixar dúvida de que o Espírito Santo é uma pessoa = cada um tem uma função.
Obs.: O espírito Santo está separado de Deus e de Jesus, uma energia vinda de Deus não poderia ser isolado do próprio Deus!
I CORÍNTIOS, 12 : 4 – 6
- Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
- E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo
- E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos
Temos aqui uma distribuição de funções = mais uma vez o Espírito Santo, se apresenta como uma pessoa.


EFÉSIOS, 4 : 4 = um só Espírito
“ 4 : 5 = Um só SENHOR,
“ 4 : 6 = Um só Deus e Pai
três pessoas distintas :

JUDAS, 20 e 21
Vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, = DEUS ESPIRITO SANTO
No amor de Deus, = DEUS O PAI
Misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo = DEUS O FILHO
APARECE AS TRÊS PESSOAS DA TRINDADE :
A Bíblia Revela que o Espírito Santo é uma pessoa, e não uma força ou um poder IMPESSOAL

II CORÍNTIOS, 13 : 13
A graça do Senhor Jesus Cristo
, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.
Novamente aparece as três pessoas da tridade....

FONTES DE PESQUISA
Desejado de Todas nações pág. 671
Special Testimonies, Série B, Nº 7, págs. 62 e 63.
Evangelismo pág. 615
Special Testimonies, Série A, nº 10, pág. 37
Evangelismo pág. 617
Evangélicos pág. 392
Manuscrito 66, 1899. 145, 1901.
Evangelismo 61