sexta-feira, 13 de abril de 2007

COMO ENTENDER A PROFECIA




Neste estudo vamos aprender um pouco sobre como estudar as profecias e entender melhor o significado dos símbolos proféticos e ver como é fácil entender o que eles representam. Em Isaías 28:10 começa nossa caminhada mostrando como a Bíblia deve ser estudada.

“Pois é preceito sobre preceito, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali “. Esta é a forma correta de estudar os temas da Bíblia.

A Bíblia Sagrada apresenta todos os temas. Ela revela tudo realmente, porém precisamos encontrar estes assuntos no livro sagrado. Como exemplo, se a pessoa quer estudar sobre a volta de Jesus, ela não vai encontrar na Bíblia uma página que fale tudo sobre a volta de Jesus. Também se ela deseja estudar sobre a doutrina da morte, não vai encontrar uma página com este tema; na verdade, não vamos encontrar um índice na Bíblia com todos os temas, não adianta só procurar em uma página que se encontrará tudo sobre aquele assunto, não é assim! A Bíblia Sagrada é um livro diferente, ela apresenta todos os temas que desejamos, mas precisamos examinar os textos em diversos lugares (nos diversos livros dentro da Bíblia). Pode-se encontrar um versículo em Isaías, outro em Mateus, outro em Apocalipse, outro em Daniel e outro em Gênesis, todos abordando o mesmo assunto. Somente ao juntarmos todos os textos, é que entenderemos corretamente sobre determinado tema. É por isso que o profeta Isaías disse que se estuda a Bíblia “preceito sobre preceito, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, um pouquinho aqui e um pouquinho ali”.

Conforme explicado, quando se estuda a profecia do Apocalipse e Daniel, deve-se estudar a Bíblia toda, e não apenas os livros de Apocalipse e Daniel ou qualquer outra profecia na Bíblia. È importante saber alguns detalhes importantes das profecias para poder entende-las segundo a vontade de Deus. Vejamos isto na Bíblia: a profecia não se entende exatamente como se lê. Esta é a grande questão! Por exemplo: a Bíblia cita a mulher vestida de sol, a besta que sai do mar, os quatro anjos dos quatro cantos da terra. Temos aqui algumas palavras-chave. Temos palavras principais que aparecem na profecia, como: animal, mulher, água, um dia, ventos, chifres, cauda. Quando encontramos, por exemplo a palavra “mulher”, precisamos saber o que tudo isso quer dizer exatamente. Em Apocalipse 12: 1, 2 e 3, temos: “Viu-se também outro grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida de sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça que, achando-se grávida, grita com dores de parto sofrendo tormentos para dar a luz. Viu-se também outro sinal no céu, e eis um dragão grande, vermelho com sete cabeças e dez chifres e nas cabeças sete diademas. A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou por terra, e o dragão se deteve em frente da mulher, que estava para dar a luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse.”

Observa-se que esta leitura pode parecer confusa para grande parte das pessoas. Portanto, é importante saber o que essas palavras significam. Outro exemplo pode-se citar, quando a profecia menciona “animal”. O que significa animal? Em Daniel capítulo 7, a partir do versículo 1, é exposto que Daniel teve uma visão de quatro animais: um leão, um urso, um leopardo e um animal terrível e espantoso. No capítulo 7:17 de Daniel encontra-se a resposta: “Estes grandes animais que são quatro, são quatro reis que se levantarão da terra”. A própria Bíblia diz que, animal significa rei, se forem quatro animais, significam quatro reis, e em Daniel 7:23, tem-se: “O quarto animal será um quarto reino na terra”. Então animal pode significar rei ou reino, dependendo do contexto que está sendo pesquisado. Aqui fica claro portanto, que animal significa rei ou reino.

Voltemos à palavra “mulher”, o que significa “mulher”, em profecia? Se abrirmos a Bíblia no livro de Efésios, o Apóstolo Paulo explica o significado de “mulher” em profecia, “Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo este o mesmo Salvador do corpo”. Efésios 5:23. Então mulher significa igreja, em profecia.

Outro exemplo: o que quer dizer “água”? Como no trecho: “A besta saiu do mar”. O significado de “água” é encontrado em Apocalipse 17:15. “Falou-me ainda: As águas que viste, onde a meretriz está assentada, são povos, multidões, nações e línguas”. Então, mulher em profecia, quer dizer igreja, e água em profecia quer dizer povos. Recapitulando: animal – rei ou reino; mulher – igreja; e água – povos.

Outra palavra importante a ser esclarecida, o que significa “dia” em profecia? Um dia, um ano: 1260 dias, 42 meses, um tempo, dois tempos e metade de um tempo, e assim por diante. Então “um dia” na profecia equivale a “um ano”, conforme Ezequiel, 4:7. “Um dia, um ano”. Esta mesma interpretação pode ser comprovada em Números 14:34.

O texto de Pedro menciona que para Deus o dia é como mil anos e mil anos como um dia, ali não é uma profecia, um princípio profético de interpretação, e apenas está mostrando que Deus está acima e além do tempo, que para Deus um dia é como mil anos e mil anos como um dia. Deus é onipotente, onipresente e onisciente. Então, em profecia, um dia equivale a um ano. A Bíblia fala também de “ventos”, “os anjos estavam segurando os ventos”. O que quer dizer ventos? Ventos em profecia significa guerras, conforme Jeremias capítulo 51:1 a 5.

A Bíblia diz que a besta tinha dez chifres, e outra besta tinha dois chifres, o que quer dizer “chifre”? Chifre em profecia significa três coisas: Poder, rei ou reino, conforme Apocalipse 17:12. Percebe-se também a palavra “tempos”, a Bíblia fala que o povo de Deus seria perseguido por um tempo, dois tempos e metade de um tempo, conforme Daniel 7:25. Mas, o quer dizer “tempos”? De acordo com Daniel 11:13 “Tempo” quer dizer anos, um tempo – um ano; dois tempos – dois anos; metade de um tempo meio ano, um tempo dois tempos e metade de um tempo ( 3 anos e meio ). A Bíblia fala que o dragão queria devorar a mulher, e “dragão” em profecia quer dizer Satanás, está escrito em Apocalipse 12: 9 - Dragão – diabo ou Satanás.

Temos outra palavra aqui muito comum na profecia: Cordeiro. Diz “... o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Em João 1:29, Cordeiro refere-se a Jesus. Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, portanto em profecia, Cordeiro quer dizer Jesus.

Segundo a Bíblia o dragão tinha uma cauda, um rabo, e esse rabo arrastou a terça parte das estrelas do céu. De acordo com Isaías capítulo 9:15, cauda quer dizer “Falso Profeta”. Quando a Bíblia diz que Satanás arrastou a terça parte das estrelas do céu, significa que com seu engano, com a sua forma enganosa de agir, com a sua falsidade, Lúcifer conseguiu enganar um terço dos anjos. Em Apocalipse 12:4, portanto estrelas quer dizer anjos”.

Agora o que quer dizer “estrelas”? Segundo a Bíblia, a mulher tinha uma coroa, e nessa coroa 12 estrelas. Estrelas de acordo com Bíblia, em Daniel 12:3, refere-se aos pregadores do Evangelho, e em Apocalipse 12:4 se refere a anjos. Portanto, resumindo, “estrelas” em profecia, quer dizer mensageiros ou Anjos. Mas, qual o significado de tudo isso! O que tudo isso tem a ver comigo e com você (com o povo de Deus)?

Vimos aqui os símbolos das Profecias. Agora com a tabela de conversão profética, vamos conseguir entender qualquer profecia da Bíblia. Vamos a um exemplo. Em Apocalipse 13:1 temos: “Vi emergir do mar uma besta que tinha dez chifres e sete cabeças, e sobre os chifres, dez diademas, e sobre as cabeças nomes de blasfêmias”. Muita gente lê e não entende nada. No entanto, com esses símbolos das profecias podemos entender. Vejamos: “emergir do mar, uma besta”, ( besta é animal ), já sabemos que animal significa rei ou reino. É dito que a besta sai do mar, mar é água, e água em profecia quer dizer povos, nações. Então a besta que sai do mar é um reino que se levanta do meio dos povos das nações. Agora podemos entender melhor a profecia. Complementando, lemos que a besta tinha sete cabeças e dez chifres. Chifres, já sabe-se que significa poder, rei ou reino. Neste caso uma besta que sai do mar com sete cabeças e dez chifres, um reino que se levanta do meio dos povos, e que tem muito poder, porque tem dez chifres, e sete diademas ou sete coroas, o que de fato o confirma como rei (dez vezes mais poder). E quanto às sete cabeças? Encontramos a resposta em Apocalipse 17:9: “As sete cabeças são sete montes”. A partir desse momento passamos a entender melhor esse estudo. Quando o profeta diz que viu uma mulher, é um sinal, a mulher significa igreja. Em Apocalipse existem duas mulheres, uma no capítulo 12 e outra no capítulo 17, portanto, duas igrejas, dois caminhos. Assim, com a interpretação dos símbolos das Profecias, entenderemos qualquer profecia da Bíblia. Por que a profecia foi escrita nessa linguagem simbólica, aparentemente complicada? Por uma razão muito simples! Quando o Apocalipse foi escrito, os cristãos estavam sendo perseguidos, então Deus permitiu que as profecias fossem escritas em símbolos para que as pessoas não destruíssem a Bíblia, porque se elas percebessem que as profecias se referiam a elas, a Bíblia seria destruída. Daí surge a pergunta dos Apóstolos para Jesus: “Por que o senhor fala a eles por parábolas?” E a resposta: “Para que vendo, não vejam, e ouvindo não entendam” Lucas 8:10. Assim, entenderemos tão somente pela graça de Deus.

Satanás neste grande conflito entre o bem e mal, não quer que a Bíblia seja estudada e nem entendida. Por isso há grande dificuldade das pessoas, em estudar a Bíblia e entender as profecias. Só através do Espírito Santo de Deus, podemos compreender estas mensagens que para muitos são um mistério.

Assim como Deus nos revela estes símbolos proféticos que para muitos são mistério, temos certeza que Ele ainda tem muito para nos revelar. E a revelação maior que Deus quer fazer em nossa vida, é o plano da salvação. À medida que vamos estudando a Bíblia, a luz das profecias, a luz da verdade, nossa mente vai se iluminando e as trevas vão se dissipando. Deus vai tirando as trevas e trazendo luz do evangelho para nossa mente e coração. É um exercício espiritual. É importante sentir a presença de Jesus no coração e isto fará de nós, pessoas vitoriosas. Se aceitarmos esta mensagem em nosso coração, certamente o inimigo não terá poder sobre nós...

8 comentários:

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,

Amanda disse...

Otimo estudo.

Pastores disse...

UM ESTUDO MUITO BOM MAS VOCÊS NÃO ESPLICARAM O SIGNIFICADO ,DO SOL E A LUA DA MULHER VESTIDO DO SOL .OU VCS NÃO SABE?

Alisson Dias disse...

mulher siginifica igreja, e sabemos que o sol, significa SUN, em ingles dia de sol. entao a mulher da profecia siginifica a falsa igreja que adora o domingo. pois a ´´marca da besta´´ é o proprio domingo. e também que a igreja catolica tem essas caracteristicas (nao so ela, e muitas evagelicas-filhas).e o selo de deus é o sabado, entao a igreja que guarda o sabado é a verdadeira.

Aparecida Cleonice disse...

Muito bom esse estudo , tenho sonhado com estrelas e realmente voce ta certo é revelação do Senhor . Em apocalipse 14.4 são aqueles que não estão comendo da prostituição de uma religião .

Aparecida Cleonice disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CALISTO JOSE A. Calisto disse...

hum será mesmo que o sol da mulher de Ap 12 tem haver com a falsa Igreja?!!? sei não ali esta falando da outra (a igreja verdadeira).
eu já ouvi dizer que a lua debaixo de seus pés significa o local que se parecia com o formato da lua mais não tenho certeza não.
eu assistindo o código da bíblia descobri que montes (Sl 46)são o povo de Deus (sendo Ele mesmo o montão Dn 2:35) e o rugido do mar, é os rumores dos povos (sendo os povos as águas do próprio mar)tem mais até...

THIAGO DA SILVA SOUSA disse...

Bem, o significado do Sol e da lua são os seguintes: A igreja com a lua debaixo dos pés, significa o povo que foi chamado pela primeira aliança a qual possuía glória transitória, mas que em Cristo foi vestida do Sol, demonstrando quão gloriosa é a aliança feita por se sangue. As doze estrelas referem-se Que a igreja é governada por Deus, pois o número doze diz respeito ao governo de Deus, quanto às estrelas, se referem a anjos, não necessariamente seres angelicais, mas, anjo e uma palavra no grego que significa, mensageiro, ou seja a igreja foi coroada como mensageira do governo de Deus.