quarta-feira, 25 de abril de 2007

DOMINGO DIA DO SOL




MUDARÁ O TEMPO E A LEI
DANIEL , 7 : 25

Tertúliano 200 dC - solenizamos o dia após o sábado em contradição aqueles que chamam este dia o seu sábado ..

No ano de 314 – 337 o papa Silvestre oficializou para os cristãos o nome domingo para o dia do sol , o primeiro dia da semana.

Em 7 de março de 321 dC . Constantino decreta a guarda do dia do sol domingo

No ano 364 dc ; no concílio de laudicéia , a igreja emitiu a primeira lei dominical eclesiástica.

No concilio de laudicéia reunido no ano de 364 dc, foi deliberado : os cristãos não deverão judaizar , ao permanecer ociosos no sábado , mas trabalharão neste dia . Porém no dia do senhor os cristãos não deveram trabalhar neste dia .

Em 590 dC o papa Gregório I , em carta ao povo Romano ; chama de profetas do anticristo os que achavam que não se devia trabalhar no sábado.

Sócrates, Historiador do V século , escreveu : praticamente todas as igrejas do mundo celebram os sagrados mistérios no sábado todas as semanas. Porém as igrejas cristãs de Alexandria e Roma , por conta de algumas tradições antigas, tenham deixado de faze-lo. (Necene and = post – nicene fathere , vol. 2 pág. 132)

O cardeal Gibsom , “ escreveu ” você poderá ler a Bíblia do gênesis ao apocalipse , e não encontrará uma única linha autorizando a santificação do domingo. As escrituras ordenam a observância religiosa do sábado... (James Gibson: The faith of our fathers pág. 111)

DOMINGO DIA DO SOL

CARTA APOSTÓLICA
DIES DOMINI
DO SUMO PONTÍFICE
JOÃO PAULO II
AO EPISCOPADO
AO CLERO E AOS FIÉIS
DA IGREJA CATÓLICA
SOBRE A SANTIFICAÇÃO DO DOMINGO

Durante alguns séculos, os cristãos viveram o domingo apenas como dia do culto, sem poderem juntar-lhe também o significado específico de descanso sabático. Só no século IV é que a lei civil do Império Romano reconheceu o ritmo semanal, fazendo com que, no dia do sol , os juízes, os habitantes das cidades e as corporações dos diversos ofícios parassem de trabalhar. (107) Grande contentamento sentiram os cristãos ao verem assim afastados os obstáculos que, até então, tinham tornado por vezes heróica a observância do dia do Senhor. Podiam agora dedicar-se à oração comum, sem qualquer impedimento.