quinta-feira, 25 de outubro de 2007

A JORNADA


"Certamente a tua bondade e o teu amor, ficarão comigo enquanto eu viver, e na tua casa, ó Senhor, morarei todos os dias da minha vida. Salmo, 23 : 6 (b.l.h)

A promessa – a bondade e misericórdia. O Senhor é uma fonte inesgotável desses recursos.
O modo como elas estão à disposição – não somente estão ao meu dispor quando precisar, elas me seguem e me perseguem.
A continuidade – por toda a minha vida.
A constância – todos os dias de minha vida sem que um dia sequer falte tal provisão.
A certeza – o cuidado do Senhor por sua vida jamais faltaria em momento algum de sua vida.
O fim – a habitação na casa do Senhor. Davi era rei e sabia o que significava viver em um palácio.

Mas, para ele, viver na casa do Senhor ainda era maior do que qualquer coisa que ele pudesse ter construído em vida.
Existem momentos na vida em que parece que Deus está distante? Como conciliar estas situações com a expressão "bondade e misericórdia me seguirão todos os dias?
"O Senhor guarda a todos os que O amam" Salmo 145:20. Deus Se importa com os detalhes da sua vida. Como um Pastor, Ele providenciará para as suas necessidades futuras. Não sabemos o que o futuro está guardando para nós, mas conhecemos aquele que está guardando o nosso futuro. Sabemos que Deus está no controle, que Ele nos ama e quer nos ajudar.

Davi teve muitas dificuldades ao longo da sua vida. E mesmo em face de tais situações ele tinha certeza de que a bondade do Senhor o seguia. De modo geral, temos dificuldade para enxergar a bondade de Deus quando estamos no meio de uma tragédia. Não conseguimos sentir a Sua misericórdia. Às vezes, parece que a bondade de Deus está escondida. Mas a verdade é que, mesmo nas piores condições, Deus pode daí retirar alguma bondade para a nossa vida.

A bondade e a misericórdia me seguirão. O termo "seguirão" pode ser mais bem compreendido como "perseguirão". De fato não é apenas algo passivo que está ao nosso alcance, aguardando o dia em que precisemos dessas dádivas. Elas estão ativamente em ação, o que pode sugerir os cães ou os servos que iam atrás do rebanho, impedindo que ele se dispersasse, ou que alguma ovelha fugisse. É a misericórdia de Deus e a Sua bondade que nos mantém no caminho e conectados ao rebanho. "Passando em revista, não os capítulos escuros de nossa existência e sim as provas da grande misericórdia e amor indizível de Deus, havemos de achar mais motivo para expandir-nos em louvores do que em queixas. Havemos de discorrer sobre a terna fidelidade de Deus como o Pastor legítimo, benigno e compassivo de Seu rebanho, acerca do qual Ele mesmo disse que ninguém poderia arrebatar de Suas mãos. A nossa linguagem não se manifestará, então, em murmurações egoístas e descontentamentos, mas em expressões de louvor que brotarão dos lábios dos verdadeiros crentes de Deus como correntes de águas cristalinas"
Por outro lado, a misericórdia também estará à nossa disposição. Quando? A cada manhã Lamentações 3:23. “Elas se renovaram todas as manhãs” É digno de nota que em um livro o qual chamamos de Lamentações há uma lembrança do que pode fazer-nos reerguer: a bondade e a misericórdia do Senhor! A misericórdia é a graça em ação. Somos imperfeitos, caímos, tropeçamos e cometemos erros. Sem a misericórdia divina, as nossas culpas nos sufocariam. O problema é que não nos apropriamos desse maná (a comida que alimentou o povo de Israel em sua jornada à Terra Prometida) que diariamente nos é oferecido para que cheguemos à Canaã celestial.
E isso não acontece em apenas alguns dias, mas todos os dias. Jesus é apresentado no evangelho narrado por Mateus como Emanuel (Deus conosco) e, ao final, apresenta Jesus afirmando que estará conosco até a consumação dos séculos. A misericórdia nos seguirá todos os dias. A presença de Cristo em nossa vida é o nosso seguro. É a bondade e a misericórdia de Deus que nos mantém no Seu rebanho.

Quando estabelecemos nossos planos, estes levam em conta o fato de que estamos nos preparando para viver com o Senhor para sempre? O que significa viver a esperança de "habitar na casa do Senhor" em relação à família, à igreja, ao trabalho ou aos amigos?
"e habitarei na casa do Senhor para sempre." Esta é uma das conjunções de ligação mais importantes na Bíblia. Ela conecta ontem e hoje com amanhã. Não podemos deixar de perceber o crescendo destes últimos versos. Deus tem uma vida cheia de significado planejada para você em que, certamente, bondade e misericórdia o seguirão, mas não pára por aí! Davi termina o salmo dizendo: "Nós estamos a caminho da Nova Jerusalém!" Jesus guarda o melhor para o fim. O melhor ainda está por vir! A volta de Jesus sempre teve uma conotação especial para os adventistas. É preciso reviver diariamente o desejo de estar diante do Senhor para todo o sempre. "Quando tivermos mais profunda apreciação pela misericórdia e benignidade de Deus, louvá-Lo-emos, em vez de queixar-nos. Falaremos da amorável vigilância do Senhor, da terna compaixão do Bom Pastor. A linguagem do coração não será de murmuração egoísta e descontentamento. Qual límpida e abundante corrente, brotará o louvor dos verdadeiros crentes. Dirão: A bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias’. Salmo 23:6"

Fontes de pesquizas
Testemunhos Seletos, v. 3, pág. 33.
Filhos e Filhas de Deus, pág. 198
.

Nenhum comentário: