sábado, 23 de junho de 2007

LEMBRANÇAS



“Já não há lembrança das coisas que precederam; e das coisas posteriores também não haverá memória entre os que hão de vir depois delas”.
Eclesiastes 1:11

Tenho ouvido muito uma frase que já tem até se tornado um adágio popular que diz: “Brasileiro tem memória curta”.Eu diria que o ser humano tem uma memória limitada. Não é que nossa memória não seja boa, mas é que a vida nos impõe condições probantes que não vale a pena lembrar. Ao falar das limitações humanas, Salomão fala que o que já passou nós não nos lembramos, e com certeza esqueceremos o hoje, e o amanhã. É bem verdade que há momentos de nossa vida que não esquecemos; mas foram momentos marcantes, como casamento, nascimento de um filho, um acidente, alguém que fez um mal muito ruim para nós, ou qualquer outra coisa que tenha marcado a nossa vida.

Mas para entender a linguagem do sábio, temos que nos lembrar, que ele vem discorrendo no capitulo um, de um circuito cotidiano de vida. Ele não está falando de momentos marcantes, mas do dia a dia repetitivo que temos, que lentamente vai criando um enfado. Como criaturas com uma herança eterna, está rotina diária da vida, jamais poderá nos contentar. Mesmo aqueles que perderam a capacidade de enxergar sua herança eterna, não se sentem felizes e realizados com o cotidiano. O esquecimento faz parte dessa insatisfação interior com o modelo de vida que temos, e o conceito de Salomão vai lá no interior da alma, mostrando que o esquecimento é parte da rejeição do homem com os valores finitos deste mundo.

O que precisamos entender, é que a nossa vida hoje, ainda tem muitas semelhanças com o nosso Deus, o criador. A Bíblia diz: “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” Gên. 1:27. O pecado tem cada dia desfigurado esta imagem, bem como, a nossa relação com o nosso Pai celestial. Ao nos voltarmos para Deus, e buscá-lo intensamente, nós vamos descobrir que no interior da nossa alma, há muita coisa a ser explorada desta herança eterna que Deus colocou em cada um de nós. Vivemos na terra do pecado como estranhos. Satanás tem se esforçado para criar prazeres e satisfações que alimentem a vaidade do homem, afim de não explorarmos estas características eternas que Deus colocou dentro de nós. Como a vaidade e prazeres a necessidade do cotidiano, não preenchem a falta da amônia com o Criador. nós queremos realmente esquecer.

Precisamos cuidar para não perdermos a nossa identidade eterna. O mundo e seus prazeres estão nos fazendo esquecer de que nossa pátria não é essa. Somos peregrinos neste mundo. Estamos no laboratório da Redenção de Deus. O universo inteiro está nos assistindo. Muitos anjos e seres santos dariam tudo para está em nosso lugar, para levantar bem alto a bandeira do Príncipe Emanuel, e revelar o Seu amor. Mas para essa hora Deus escolheu você. Para este momento você está aqui. Não se esqueça de que você veio do Éden; que a sua origem é celestial; que você foi criado a imagem e semelhança de Deus. Fique certo que as coisas desta vida nunca vão preencher você. Não perca seu tempo correndo atrás de dinheiro, poder, prestigio, ou glória pessoal. Busque ao Senhor enquanto se pode achar, e descubra neste dia de hoje, que você é um cidadão do Reino Eterno. Que Deus lhe dê está lembrada, agora e para sempre.

Dilson Bezerra
Dallas Brazilian SDA Church

Nenhum comentário: